domingo, 16 de novembro de 2014

Misericórdia e Graça

Este texto é compilado do site Got Questions, e aborda o tema da mensagem do Pr. Wilson Gomes, ministrada no Culto de Celebração da Santa Ceia, do dia 16/11/2014

Os cristãos continuam a pecar depois de serem salvos - não seremos completamente livres do pecado até morrermos ou até Jesus voltar. No entanto, tornar-se um cristão resulta em uma vida transformada (2 Coríntios 5:17). Uma pessoa deixa de produzir os atos da carne e passa a apresentar os frutos do Espírito (Gálatas 5:19-23) na medida em que o Espírito Santo que a habita tem mais e mais controle da sua vida. Essa mudança não acontece instantaneamente, mas ao longo do tempo. Se uma pessoa não demonstra uma vida transformada, ele/ela provavelmente não é um verdadeiro crente.  A diferença entre um pecador incrédulo e um pecador crente é que um ama o seu pecado, enquanto que o outro o odeia. O crente que tropeça em sua caminhada com o Senhor se arrepende, confessa, deseja nunca mais fazê-lo e busca o poder e a graça de Deus para evitar cair. Ele não considera o quanto pode pecar e ainda ser considerado um cristão. Em vez disso, considera como pode evitar até mesmo a aparência de pecado no futuro.

Por este motivo, somos depoentes da Misericórdia a e da Graça de nosso Deus. Misericórdia e graça são frequentemente confundidas. Embora os termos tenham significados semelhantes, graça e misericórdia não são a mesma coisa, e podemos resumir esta a diferença de uma forma bem objetiva:  A MISÉRICORDIA é Deus não nos castigando como merecem os nossos pecados e a GRAÇA é Deus nos abençoando apesar de não merecermos. MISERICÓRDIA é a libertação do julgamento, enquanto GRAÇA é estender bondade aos indignos.

Segundo a Bíblia, todos nós pecamos. Como resultado do pecado, todos nós merecemos a morte e julgamento eterno do lago de fogo, conforme Apocalipse 20:12-15. Com isso em mente, todo dia que vivemos é um ato de MISERICÓRDIA de Deus. Se Deus nos desse tudo o que merecemos, todos estaríamos, agora, condenados por toda a eternidade. No Salmo 51:1-2, Davi clama: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado." Um apelo a Deus por misericórdia é pedir a Ele que suspenda o julgamento que merecemos e, ao invés, conceda-nos o perdão que não merecemos. Alias, não merecemos nada de Deus. Deus não nos deve nada. Qualquer coisa boa que tivermos em nossas vidas é um resultado da graça de Deus (Efésios 2:5). Graça é simplesmente um favor imerecido. Deus nos dá coisas boas que não merecemos e que nunca poderíamos ganhar por nós mesmos. Resgatados do julgamento pela misericórdia de Deus, a graça é tudo o que recebemos além dessa misericórdia (Romanos 3:24). A graça comum refere-se à graça soberana que Deus concede a toda a humanidade independentemente da sua posição espiritual diante dele, enquanto que a graça salvadora é a dispensa especial da graça pela qual Deus soberanamente concede imerecida assistência divina sobre os seus eleitos para a sua regeneração e santificação.

Misericórdia e Graça são mais bem ilustradas na salvação disponível através de Jesus Cristo. Merecemos o julgamento, mas se recebermos Jesus Cristo como o nosso Salvador, recebemos a misericórdia de Deus e somos libertos desse julgamento. Em vez de julgamento, pela graça recebemos a salvação, perdão dos pecados, vida abundante e uma eternidade no céu, o lugar mais maravilhoso que se possa imaginar (Apocalipse 21-22). Por causa da MISERICÓRDIA e GRAÇA de Deus, nossa resposta deve ser cair de joelhos em adoração e ação de graças. Hebreus 4:16 declara:

"Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade."


Nenhum comentário:

Postar um comentário