segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O que são Dons de Serviço?

Pb. Miquéias Daniel Gomes

Lucas 10:38-40, narra a história de duas irmãs que recebem Jesus em sua casa, mas escolhem prioridades diferentes. Marta procura agradar ao ilustre visitante preparando lhe uma bela refeição, enquanto Maria se assenta aos seus pés para ouvir cada uma de suas palavras. Num surto de indignação, Marta se dirige a sala e descarrega sua frustração em... Jesus. – “Mestre, o Senhor não esta incomodado com o fato de Maria ficar aqui sentada sem nada fazer, enquanto eu me mato de trabalhar? Mande que ela vá me ajudar na cozinha agora mesmo!” Jesus em sua brandura interpela Marta dizendo: - “Martinha querida do meu coração... Você tem trabalhado demais ultimamente. Tem tentado fazer mil coisas ao mesmo tempo, mas na verdade pouquíssimas coisas são realmente importantes, e Maria escolheu a que mais importa”.
Muitos sermões tem se dedicado a censurar Marta por ter ficado na cozinha enquanto a mensagem era pregada na sala, mas repare que não é esta a atitude censurada por Jesus... Ele recrimina Marta por tentar retirar Maria da sala e não por ela mesma (Marta) estar na cozinha... Isto porque se não houvesse alguém trabalhando enquanto outros apenas ouviam, não haveria um jantar delicioso esperando por eles após o culto... No Reino de Deus, para que muitas “MARIAS” possam desfrutar plenamente da ministração, algumas “MARTAS” precisam estar atarefadas na cozinha...  Em nossa vida eclesiástica, às vezes somos como Maria, apenas apreciando e sendo servida na sala de jantar; mas às vezes (e muitas vezes) seremos Martas, suando a camisa na cozinha, preparando essa mesma janta.

Romanos 12:6-8 nos dá uma dimensão desta realidade laboriosa. Neste texto escrito a igreja em Roma, Paulo ressalta que pela Graça, cada um dos integrantes desta grande família, recebe um DOM distinto. Esses dons só podem ser empregados para benefício do próximo e por isso são chamados de DONS DE SERVIÇO. Este tipo de DOM tem boa funcionalidade quando posto em prática individualmente, mas é no ajuntamento das diversidades, quando cada um participa com seu próprio DOM que contribuímos para o bom funcionamento do Corpo.  Vejamos agora que dons são estes, conforme descritos em Romanos 12:3-8:
Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

Anunciação

Em algumas traduções o termo empregado aqui é “profecia”, mas neste contexto específico, Paulo se refere a indivíduos com a habilidade sobrenatural de falar a um grupo de pessoas por meio de mensagens construtivas e motivadoras. São aqueles irmãos que mesmo em tempos de crise e incertezas, quando a grande maioria se cala ou anuncia maus agouros, eles têm uma palavra positiva, capaz de incentivar os demais a continuarem crendo mesmo no impossível. O apóstolo aconselha a estas pessoas que tenham cuidado com suas palavras e que falem apenas o que for respaldado por sua própria fé, embasando sua mensagem em convicções profundas e verdadeiras, em suma, “falar só o que se vive e naquilo em que acredita” e não simplesmente jogar palavras ao vento ou contar fábulas e lendas. A beleza deste dom está mais nos ouvidos que ouvem do que propriamente na boca que fala!
Ministério

Aqui ministério refere-se a serviço ou auxílio. São aquelas pessoas que devido a uma capacitação sobrenatural sentem prazer em servir aos demais. Nesta categoria encontramos então os voluntários que acordam cedo para dar plantão na igreja sem receber nada por isto, os que se mobilizam em faxinas ao templo, os que oferecem seus carros para o transporte dos irmãos, os que nas festas e eventos são sempre encontrados na coxia, na cozinha ou nas barracas, são os que nunca aparecem nas fotos, pois estão sempre atrás da maquina fotográfica... Pessoas que mesmo sem remuneração alguma, se satisfazem em alegremente contribuir com mão de obra e boa vontade, ainda que seu trabalho por vezes se quer seja notado pela grande maioria. Nesta categoria de DONS, destacam-se pessoas que Deus capacita para o artesanato, para a música, para o entretenimento, para a gastronomia e tantas outras atividades que exigem emprego de tempo e habilidades, mas que por ser exercida em voluntariedade não produz qualquer lucro, tendo como paga por revertem suas “aptidões” em prol da igreja na qual servem, apenas o sorriso de uma criança ou o simples “obrigado” de seu pastor.
Ensino
 
Neste texto Paulo não se refere aos “mestres” versados em letras e com oratória eloquente, mas sim as pessoas em geral que recebem a capacidade sobrenatural de compreender questões complexas e a habilidade necessária para se fazer entender pelos que ouvem. A estes indivíduos, é aconselhado que busquem constante aperfeiçoamento, para que seu ensino seja cada vez mais eficaz.

Exortação

Muitos acham que exortar é “espancar” a igreja com uma mensagem severa e amarga, quando na verdade, exortar significa inspirar e persuadir, ou seja, redarguir, convencer uma pessoa a mudar seus conceitos. Na NVI, o termo usado para “exortar” é “animar alguém”.  Há pessoas na igreja com uma capacitação sobrenatural para aconselhar e formar opiniões. Para estas pessoas a ordem de Paulo é DEDICAÇÃO, pois muitas vidas estão carentes de uma palavra amiga e salvadora. Que as sentenças oriundas de tais bocas sejam sempre benéficas e construtivas, visando o crescimento e o amadurecimento de cada indivíduo e a unificação do Corpo de Cristo.
Contribuição

Ofertar e dizimar são deveres de todo cristão. Mas Deus capacita sobrenaturalmente pessoas específicas que se alegram em ofertar com regularidade acima da grande maioria. Essas pessoas são facilmente identificadas, pois encabeçam a lista de doações e “puxam” a fila em campanhas que envolvem algum tipo de contribuição financeira. Dão sem esperar receber nada de cunho material em troca e são vitais para o sustento da obra, atuando com ofertas alçadas para o suprimento das vicissitudes da congregação, com ofertas voluntárias para amparo dos necessitados e ofertas especiais para ações empreendedoras da igreja.  Paulo aconselha que estes continuem doando em generosidade, pois quem planta no Reino de Deus, tem colheitas fartas.
Autoridade

Nenhuma instituição sobrevive sem uma liderança, pois onde não há hierarquia, o caos reina. A igreja como instituição espiritual é guiada por Deus, mas como organização social, precisa ser liderada por homens. Nem todos são líderes natos, e entre os aptos a esta função, alguns são capacitados sobrenaturalmente para exercerem domínio, governo e liderança dentro da congregação. São indivíduos dotados de autoridade e empatia, para guiar o povo ao céu, enquanto lidam com os “distúrbios” na ordem eclesiástica. Para eles Paulo recomenda diligência, que pode ser entendido como zelo, cuidado, aplicação, prontidão, pressa em executar, ação e averiguação imparcial.
Misericórdia

Exercer a misericórdia é obrigação de todo cristão, afinal, apenas os misericordiosos alcançaram misericórdia (Mateus 5:7). Mas existem pessoas na igreja com afabilidade e sensibilidade oriundas de uma capacitação sobrenatural. São pessoas que dedicam suas vidas a cuidar dos necessitados, pois não conseguem viver em plena felicidade se há alguém sofrendo ao seu redor. Por isso preocupam-se mais com os outros do que consigo mesmo e vivem em prol de dessas pessoas, não medindo esforços para dentro de suas possibilidades (e até nas impossibilidades) salvar vidas através de gestos fraternais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário