segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O que é ouro de OFIR?

A canção “RARIDADE” do cantor Anderson Freire, rapidamente se tornou um grande sucesso da música gospel, tocada constantemente em rádios especializadas e cantada em larga escala por igrejas de todo Brasil. Esta canção popularizou o termo “Ouro de Ofir”, embora, muitas pessoas ainda não tenham conhecimento sobre a origem desta expressão. A primeira citação Bíblica sobre OFIR está em Gênesis 10:28 (uma nova referência pode ser encontrada em I Crônicas 1:23), tratando-se de uma pessoa específica, mais precisamente a um dos filhos de Joctã.

Posteriormente, o nome OFIR passou a ser associado a uma área geográfica da Arábia (alguns estudiosos ainda apontam a África ou a Índia como possíveis localizações).

Não é possível precisar se o local correspondia a uma cidade ou tribo, mas é desta região que Salomão importava grande parte de suas riquezas, recebendo a cada triênio, grandes carregamentos de ouro, prata, madeira de sândalo, pedras precisas, marfim, macacos e pavões. O ouro proveniente de OFIR apresentava uma excelência superior que o diferenciava do material áurico de outras regiões. 

Referências sobre este tema podem ser encontras em I Reis 9:28 e 10:11, I Crônicas 29:4, II Crônicas 8:18, Jó 22:24 e 28:16, Salmos 45:9 e Isaías 13:12.

 

3 comentários:

  1. Só fiquei curioso pois escutei na missa.

    ResponderExcluir
  2. Obg gostei muito da explicação!
    ... Já tinha ouvido falar,mas precisava muito dos detalhes,pois gosto muito da música..
    Bju e bom dia!!!

    ResponderExcluir