sábado, 29 de novembro de 2014

Livramento no Vale

Jorão e Josafá selam um acordo militar e assim, Israel e Judá sobem como uma só nação contra os moabitas. Um grande exército marcha vigoroso rumo ao inimigo, mas a longa caminhada pelo deserto de Edom causa um efeito colateral não planejado. A água acaba muito antes do previsto, ameaçando com perigo de morte a numerosa tropa dos hebreus... Que que vale homens valentes porém desidratados? Que chance tem um exército sedento contra um inimigo revitalizado? Pouco a pouco, os animais vão definhando e morrendo, e os soldados desesperados enxergam naqueles cadáveres ressequidos o próprio futuro.

Já num vale próximo a Moabe, vendo a sequidão corroendo os homens hebreus, Jorão se desespera, mas Josafá tem um plano para solucionar a questão. Encontrar um profeta do Senhor. Um dos conselheiros de rei israelita apresenta então ao rei de Judá um profeta chamado Elizeu, o mesmo que por muito tempo tinha sido auxiliar de Elias, um profeta temido pela casa real de Israel. Foi por consideração ao benigno rei Josafá que o profeta interveio naquela situação calamitosa. Primeiro ele pede que um harpista seja trazido a sua presença, e durante o louvor, o Espírito de Deus se apodera do profeta. Ele então instrui que no meio do vale sejam abertas muitas cisternas. E declara: Vocês não verão vento nem chuva, contudo este vale ficará cheio de água, e vocês, seus rebanhos e seus outros animais beberão. Mas para o Senhor isso ainda é pouco; ele também lhes entregará Moabe nas suas mãos. Vocês destruirão todas as cidades fortificadas e todas as cidades importantes. Derrubarão toda árvore frutífera, taparão todas as fontes e encherão de pedras todas as terras de cultivo". Na manhã do dia seguinte, inexplicavelmente, na hora do sacrifício, águas desceram das montanhas de Edom e alagaram aquelas covas. 

Foi com base nesta história registra em II Reis 3, que o jovem Daniel Gomes Souza (Mogi Guaçu SP), ministrou uma poderosíssima palavra que fechou com chave de ouro o ultimo culto do Grupo de Jovens Nova Dimensão, realizado neste dia 29/11/2014. E assim, concluímos os departamentais deste ano, e todos os grupos da igreja terão um merecido descanso, onde será possível recarregar as baterias para um 2015 de muito trabalho e cisternas cheias de água, mesmo que não caia chuva do céu. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário