segunda-feira, 2 de maio de 2016

Artigo - A influência do frio na dor


Élita Pavan
Estudante de Fisioterapia

Durante o inverno, o corpo humano tem necessidade de armazenar mais calorias. Por isso, quando a temperatura é baixa a fome aumenta, o corpo treme e ficamos mais propensos a ter a pele mais ressecada, assim como os lábios. De acordo com a clínica geral Lígia Raquel Brito, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, o organismo se articula para equilibrar a temperatura natural do corpo sem prejudicar os órgãos vitais.

Assim as queixas de dores musculares e articulares aumentam. O frio faz com que as tensões musculares aumentem, pois, para tentar se proteger dele, as pessoas tendem a se encolher, gerando encurtamento muscular.

Outro fator importante é que durante o frio o metabolismo sofre alterações, os músculos e os vasos sanguíneos provocam contrações involuntárias para manter o corpo aquecido e facilitar o transporte de nutrientes e oxigênio que chega aos tecidos.O encurtamento muscular provoca diminuição de força, restrição leve de movimento e espessamento do líquido sinovial que é responsável por lubrificar e nutrir as articulações.

Por isso que as pessoas que possuem artrite reumatóide, artroses, fibromialgia, acabam tendo piora da dor. O mais indicado para essa estação é se agasalhar bem, principalmente as extremidades, para manter o corpo aquecido.Realizar alongamento muscular ativamente e fazer atividade física como, por exemplo, pilates, que ajuda a manter a flexibilidade e mobilidade muscular e promove a manutenção postural, prevenindo o excesso de tensões.





Nenhum comentário:

Postar um comentário