segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A Bíblia confirma a existência de UNICÓRNIOS?

No folclore contemporâneo, o UNICÓRNIO, também chamado de licórnio, é um ser mitológico, normalmente branco quando  adulto, dourado em sua fase de potrinho, e prateado durante a adolescência. Tem um único chifre posicionado em sua cabeça como uma espiral, e segundo crenças, vive geralmente nas florestas do norte da Europa. Supostamente, seu chifre, seu sangue e o seu pelo, têm poderes mágicos. 

Este animal “encantado” é constante frequentador das páginas da literatura fantástica, especialmente nos livros de Lewis Carroll (autor de Alice no País das Maravilhas), C.S. Lewis (autor de “As crônicas de Narnia), Peter Beagle (autor de O último Unicórnio), e mais recentemente nos textos de  J.K. Rowling (autora de Harry Potter). Mas, já estava presente até mesmo na obra renascentista de Voltaire, como por exemplo,  “A Princesa da Babilônia”.

Mas e quanto a Bíblia? É verdade que ela realmente confirma a existência destas tais criaturas mitológicas?

Inegavelmente, em algumas versões  da Bíblia em língua portuguesa, existe sim uma série de referências a um  animal identificado como “Unicórnio”, e que podem ser encontradas nos seguintes textos:

Números 4:8
Deus o tirou do Egito; as suas forças são como as do unicórnio; consumirá as nações, seus inimigos, e quebrará seus ossos, e com as suas setas os atravessará. 

Deuteronômio 33:17
Ele tem a glória do primogênito do seu boi, e as suas pontas são pontas de unicórnio; com elas ferirá os povos juntamente até às extremidades da terra; estes, pois, são os dez milhares de Efraim, e estes são os milhares de Manassés.

Jó 39:9-10
Querer-te-á servir o unicórnio ou ficará na tua cavalariça? Ou amarrarás o unicórnio ao rego com uma corda, ou estorroará após ti os vales?

Salmo 22:21
Salva-me da boca do leão; sim, ouve-me desde as pontas dos unicórnios.

Salmo 29:6
Ele os faz saltar como a um bezerro; ao Líbano e Siriom, como novos unicórnios.

Salmo 92:10
Mas tu exaltarás o meu poder, como o do unicórnio: serei ungido com óleo fresco.

Isaías 34:7
E os unicórnios descerão com eles, e os bezerros, com os touros; e a sua terra beberá sangue até se fartar, e o seu pó de gordura se encherá.

Porém, um breve estudo já é mais que suficiente para comprovar que esse “unicórnio” bíblico não é o cavalo mágico com um chifre na cabeça, que habita nosso imaginário popular. A palavra original em hebraico é "re'êm", e o seu significado, embora não seja conhecido com precisão, está longe de descrever o animal  folclórico que conhecemos  hoje, haja visto que o “unicórnio” como mitologia, surgiu  na Pérsia ou  na China, na era pré-cristã, provavelmente como uma interpretação do achado de fósseis do Elasmotherium Ibiricum, um tipo de rinoceronte pré histórico.  Os hebreus nunca tiveram contato com os chineses, e só se relacionaram com os persas depois que todos os textos acima citados  já haviam sido escritos, tornando impossível, que se trate do mesmo ser.

A palavra "unicórnio" surgiu na Bíblia quando a mesma foi traduzida para o grego (Septuaginta), por volta de 300 anos após o nascimento de Cristo, sendo que a palavra hebraica original "re'êm",  foi substituída pelo termo "monokeros", que em bom português equivale a "monochifre". Daí, por facilidades ou conveniência literárias, a adaptação para a já conhecida criatura chamada de “UNICÓRNIO” foi questão de tempo.

Algumas Bíblias, porém, já retraduziram esse termo infeliz para outros mais prováveis e plausíveis, como por exemplo o “auroque”, uma espécie de boi selvagem caçado pelos povos mesopotâmicos, e que hoje já estão extintos. Inclusive, já foram encontrados  altos-relevos em sítios arqueológicos na Assíria onde os auroques são retratados de perfil, parecendo assim terem um chifre só. Assim, muitos textos já foram revisados, e com isso deixaram de ter essa conotação mitológica, que tantos questionamentos desnecessários tem levantado já a longa data.

Compare, por exemplo, o texto de Números 23:22, em diversas versões da Bíblia, considerando que “ox” é boi, “wild-ox” pode ser entendido como touro selvagem, “búfalo” é um tipo de boi de porte muito grande,  e “rinocerotis” se traduz literalmente por rinoceronte.

(Almeida Revista e Corrigida – 1995)
Deus os tirou do Egito; as suas forças são como as do unicórnio.

(Almeida Revista e Atualizada).
Deus os tirou do Egito; as forças deles são como as do boi selvagem.

(Bíblia na Linguagem de Hoje).
Deus os tirou do Egito; ele tem a força de um touro selvagem.

(American Standad Version).
God bringeth them forth out of Egypt; He hath as it were the strength of the wild-ox.

(Bible in Basic English).
God who has taken them out of Egypt; his horns are like those of the mountain ox”.

(Green s Literal Translation).
God who brought them out of Egypt is for him like the lofty horns of the wild ox.

(La Sacra Biblia Nuova Riveduta).
Dio, che lo ha fatto uscire dall Egitto, è per lui come le corna poderose del búfalo.

(Modern King James Version).
God brought them out of Egypt. He has, as it were, the strength of an ox.

(Jerome's Latin Vulgate)
Deus eduxit eum de Aegypto cuius fortitudo similis est rinocerotis.

3 comentários:

  1. Parabéns...muito esclarecedor...que Deus possa te usar mais e mais...

    ResponderExcluir
  2. Pois é tem muitas pessoas ensinando para as crianças que podem usar a tiara de unicórnio,com um chifre colorido...esse tipo de animal imaginário não é o mesmo descrito na Bíblia

    ResponderExcluir