domingo, 7 de dezembro de 2014

Pi-Hairote - Um beco sem saída

Baseado na mensagem ministrada no Culta da Família pelo Pr. Wilson Gomes, em 07/12/2014 – Texto base: Êxodo 14:9-16

E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom. E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

Principio 1
Às vezes Deus te leva a um beco sem saída.

O povo se movia de acordo com a vontade do Senhor, e portanto, foi o todo poderoso que conduziu Israel até PI-HAIROT, que significa “sem saída”. Aquele lugar pode ser descrito como uma fenda ou um vale no meio de uma região rochosa, que se encerrava exatamente no grande Mar Vermelho. Quando Faraó soube que os israelitas tomaram este caminho, ascendeu seu coração em ira, e colocou todo o seu poderoso exército no encalço dos hebreus. Agora a situação estava terrivelmente complexa... Presos em PI-HAiROT, cercados de rochedos, com o Mar Vermelho à frente e faraó na dianteira. Beco sem saída... Mas Deus estava no controle, e tudo fazia parte do plano divino.

Principio 2
Deus trabalha por você, mesmo que você não saiba.

Desesperado, o povo automaticamente se volta contra seu líder. Moisés foi duramente criticado e responsabilizado pelo iminente massacre que Israel sofreria no deserto. Moisés então recorreu ao Senhor para saber o que deveria fazer. Deus ordena que o povo continue marchando em direção ao mar, e que Moisés toque com seu cajado nas águas. Feito isto, a nuvem de fogo que conduzia os israelitas se retira de sobre o povo, e se coloca entre Israel e Faraó... Neste instante, uma série de “acidentes” começam a tumultuar a caminhada egípcia, já que as rodas dos carros começaram a se soltar. Enquanto isso no mar, durante toda a noite, um vento soprava sobre as águas, pavimentando uma estrada seca no meio do oceano. Mas nada disso foi percebido pelo povo durante a noite, que só vislumbrou o milagre ao amanhecer... Deus trabalha pelo seu povo, mesmo que este mesmo povo não perceba.

 Principio 3
Se Deus te levou ao beco sem saída, Ele também te tira de lá.

Com o mar aberto, o povo passou.... Do outro lado foi levantado um memorial para que o testemunho do grande livramento fosse perpetuado entre as gerações... Mas a ameaça ainda era latente, pois Faraó se lançou ao mar com seu exército, com furor e velocidade, ansioso por trazer morte aos israelitas. Então, Deus ordenou a Moisés que tocasse novamente nas águas, e o mar se fechou sobre os egípcios, decretando a vitória de Israel, sem que nenhuma batalha fosse travada. Miriam então ajuntou as mulheres israelitas, e munidas de pandeiros, entoavam louvores dizendo: Só o Senhor é Deus! Quando Deus peleja, a gente se cala... Nossas bocas só devem ser abertas para louvar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário