terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Testemunho: Sem Capas, Com Aspas (Jhonatas Wilson Gomes)




“Há um agrado na angústia!”

Ao final do ano de 2013 eu passei por um momento de enorme decepção. Foi nesse momento que o Espírito Santo manifestou-se por meio de uma irmã para me dizer que Deus usaria de toda a minha tristeza para me engrandecer e, também, que o coração ferido seria curado por completo; disse ainda que rasgaria um véu que existia sobre os meus olhos para me fazer enxergar as coisas ao redor de uma perspectiva mais aguçada, mais bela, em uma palavra: diferente. De imediato não entendi, contudo, aceitei a Palavra. Enfrentando os pesares, acabei perdendo esperanças e sonhos morreram. Para ser sincero, eu me vi sem motivação ou objetivo algum. Nos dias tristes adotei a rotina de ‘desabafar’ por meio da escrita e com isso algumas pessoas começaram a ter contato com tudo o que eu escrevia; logo veio o incentivo para prosseguir e de publicar na web - uma iniciativa que foi tomada somente depois da motivação de amigos, professores e alguns leitores- e hoje entendo o porquê de tudo se tornar público.
Em maio criei uma página na Rede Social Facebook a fim de compartilhar os meus sentimentos. Ao fazer isso, fui tomado a me recordar de uma promessa que recebi no ano de 2009, assim que minha família se mudou para Estiva: Deus disse que o meu ministério seria diferente do que todos imaginavam, enunciou que as pessoas estariam esperando por palavras de auxílios que viriam de mim e, principalmente, que Ele usaria as minhas mãos. Ainda me perguntei se seria no sentido físico... Enfim.

Comecei a escrever... Havia madrugada que a sensibilidade vinha à tona e me fazia passar horas com a caneta e o papel. As lágrimas serviram de inspiração e eu optei por fazer do sofrimento um professor para a minha escrita. Algumas vezes me assustei depois de escrever um texto, creio que tudo o que fiz foi inspirado e acompanhado pelos três: Pai, Filho e Espírito, porque como a necessidade de escrever veio com a angústia e Eles estavam sendo o Socorro bem presente.

Desde o começo do ano eu estava trabalhando como professor eventual municipal, tudo ia bem, porém eu almejava algo mais e me focalizei na área escolar. No mês de julho, em uma Quarta-feira Forte da nossa igreja, uma missionária pôs a mão sobre a minha fronte e mais uma vez Deus me falou em profecia: disse que eu estava batendo persistentemente em uma porta e na verdade ele abriria outra maior. Dois dias depois outra profetiza ao terminar de interceder pela vida do meu pai, virou-se para mim e me alertou para que aquietasse o meu coração, pois Deus me daria um presente, abriria uma nova porta... Ou seja, promessa confirmada.

Pouco tempo após estes acontecidos, para a minha surpresa o número de visualizações da minha página cresceu constantemente. Com postagens diárias, o conteúdo foi repercutindo em grupos públicos da Espanha e como consequência trechos de textos e versos soltos meus foram traduzidos para a língua espanhola. Em setembro veio o sonho de lançar um livro (o primeiro sonho e a primeira esperança depois de uma intensa fase de dor). Sem condições financeiras para levar os livros à publicação, entreguei sonho e necessidade nas mãos do Senhor e sabia que Aquele que começou a Boa Obra seria fiel para terminá-la. No mesmo mês o Conde Thiago de Menezes (Presidente da FALASP - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo) teve contato com as minhas publicações na web e pelo potencial que enxergou ali me fez o convite para lançar um livro e me auxiliar durante todo o processo; apresentou-me todo o caminho. A minha página ‘Sem capas, com aspas’ virou, então, o meu livro de estréia dentro do cenário da literatura do interior paulista. Mas não parou por aí... Deus preparou também pessoas celebres da escrita para participarem do livro; nele há comentários de doutores, mestres e escritores já renomados. Como sempre nem tudo foi fácil também... Já com data marcada para a entrega do livro para a Editora, o inimigo armou uma cilada e todo o meu trabalho de meses se perdeu, texto por texto. Tive um mês para reescrever tudo (foi aí que surgiu a Crônica ‘Angústia’ qual foi acrescentada no livro e é uma das mais comentadas). Deus nas suas infinitas Graça e Misericórdia deu-me outro presente após essa decepção... Ainda quando estava para sair do clero o primeiro livro, comecei a estudar sobre a FALASP (A federação que citei acima) e fui organizando dados e criando fontes com base na oferta de arquivos pessoais dos membros da mesma; quando percebi havia escrito outro livro, enviei o mesmo para os Associados da Arcádia e ao sentirem-se honrados com o trabalho aconteceu a publicação do segundo livro de minha autoria: ‘FALASP – A história / 10 anos’ que é uma obra/documento testemunhal.

No dia 25 de outubro foi dado, em rede nacional, o inicio das vendas dos meus livros. Depois desse marco, muita coisa alterou e sei que tudo exatamente tudo foi para que o Nome de Cristo fosse glorificado em minha vida. Para cada momento de vergonha existem dois de honra, não é? Acredito que as honras só começaram; hoje estou vivendo uma fase feliz e abençoada sabendo que valeu cada momento que passei. Pessoas me param em lugares diversos para dizerem que são meus leitores ou que já viram algo que escrevi e ao lerem minhas palavras se depararam com ajuda, consolo ou alívio. Entendo que chegou o tempo que Deus está usando as minhas mãos para falar com as pessoas que necessitam.

Depois das publicações dos dois livros me tornei Membro da Academia de Letras da Mantiqueira, fundada há mais de 40 anos em Águas de Lindóia – o que é almejado por todo escritor -, e estou tendo a oportunidade e o dever de me comunicar com pessoas importantes do meio. Meus livros têm recebido críticas, elogios e compartilhamentos desde leitores e amigos até Embaixadora da Paz, Presidente da Associação de Imprensa do Rio de Janeiro e Imortais Acadêmicos da Região. Com 19 anos de idade, obter tudo isso indica orgulho somente no bom sentido da palavra. Eu sou muito grato e peço a Deus que mantenha em mim a humildade de sempre, também que a inspiração venha d’Ele e se assim não for que se anule. Estou escrevendo outro livro que também já é patrocinado e nele quero exaltar ainda mais a Grandeza de Deus. Foi tudo por Ele; é para Ele e sempre será! Deus mais uma vez escreveu a história certa e aconteceu tudo como tinha de acontecer. Criei uma frase que diz “Aqueles que se encharcarem na chuva serão os primeiros a contemplarem o arco-íris, o céu mais purificado e belo!” e me foi revelado que estou contemplando o arco-íris que Deus preparou para mim. Sei que há muito mais... Deus sempre me surpreende; já me acostumei e sou grato por isso.

Foram-me tiradas flores, Deus me deu de presente outras primaveras.

Glórias a Ele somente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário