segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O que é DÍZIMO?

Dízimo é um tema relativamente simples, já que as poucas referências a ele no texto bíblico são bastante objetivas, mas infelizmente se torna uma questão complicada em decorrência das diversas interpretações criadas para justificar uma ou outra forma de transmitir a mesma mensagem. 

Com isto, a questão do dízimo gera dificuldade e resistência em muitos cristãos, já que em determinadas igrejas, o dízimo recebe excessiva ênfase e em outras, ele é ignorado. Certo é, que o dízimo e as ofertas deveriam ser uma alegria, uma bênção, e não motivo de discussão teológica, desgastes e intrigas. Nosso objetivo nesta postagem, é trazer uma rápida explanação sobre a origem desta prática, bem como a sua importância atual.

No contexto do Velho Testamento, o dízimo era exigido pela lei na qual todos os israelitas deveriam trazer ao Tabernáculo (posteriormente ao Templo), 10% de todo o fruto de seu trabalho e de tudo o que criassem, conforme referências encontradas em Levítico 27:30; Números 18:26; Deuteronômio 14:22; II Cônicas 31:5; Malaquias 3:8-10. Alguns estudiosos entendem que o dízimo no Velho Testamento apenas como um método de taxação destinado a prover as necessidades dos sacerdotes e levitas, porém,  a mais relevante e reveladora referência em relação ao dizimo é encontrada em Malaquias 3:10-12, onde numa época de escassez e miséria, em que as pessoas estavam mais preocupadas com o próprio bem estar com que a casa de Deus, o Senhor brada do céu com a seguinte mensagem: 

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exército.

No Novo Testamento, em nenhum lugar é ordenado, e nem mesmo recomendado que os cristãos se submetam a um sistema legalista de dizimar. Porém se analisarmos o texto de Malaquias, veremos que a motivação original do dízimo continua tão atual quanto nos dias dos profetas, com a “igreja” ocupando o lugar do “templo/tabernáculo”. A reação de Deus à ação humana de dízimar é uma proteção espiritual sobre as finanças, e consequentemente, bênçãos materiais atreladas a prática da generosidade. Uma vez que no Novo Testamento não existe uma nova revelação sobre este princípio, é correto afirmar que os mesmos não foram alterados. Paulo, porém, afirma que os crentes devem separar uma parte de seus ganhos para sustentar a igreja (I Coríntios 16:1-2), mas não há de fato no Novo Testamento, uma determinação sobre a porcentagem de ganhos que deva ser separada, sendo recomendado que esta oferta seja feita “conforme a sua prosperidade” (I Coríntios 16:2).

A igreja cristã, em geral, adotou os 10% do dízimo do Velho Testamento e a incorporou como um “mínimo recomendado” para o ofertar cristão. Entretanto, os cristãos não devem se sentir obrigados a se prender sempre à quantia de 10%, mas de acordo com a recomendação paulina, ofertar de acordo com suas possibilidades, “conforme sua prosperidade”. Às vezes, isto significa dar mais do que 10%, e às vezes, devido as circunstâncias, dar menos que 10%. Mas é de total importância que o cristão torne o ato de dizimar em um hábito de sua vida cristã, pois tal atitude gera bênçãos sobre suas finanças.

É preciso orar é buscar sabedoria em Deus, para que o cristão desenvolva sua própria consciência em relação a sua participação nos dízimos e nas ofertas, pois esta é uma atitude que parte exclusivamente do indivíduo, sendo uma escolha de cada crente. “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (II Coríntios 9:7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário