sábado, 13 de dezembro de 2014

Nosso Corpo Diaconal


Dentro da boa e tradicional liturgia assembleiana, o Corpo de Diaconal é um verdadeiro “faz tudo”, que se encarrega de proporcionar a cada pessoa que se achega a um de nossos cultos, todos recursos para que esta possa celebrar ao Senhor com todo conforto e tranquilidade. Assim, cuidamos da segurança, da recepção, da organização, dos subsídios... Enfim, cada diácono ou cooperador é uma formiguinha laboriosa que presta seu culto através do trabalho, para que muitos possam cultuar em louvor e oblação. Este é sem dúvida um trabalho mui espinhoso e igualmente gratificante, pois como disse Paulo em I Timóteo 3:13:

"Todos aqueles que servirem bem como diáconos alcançarão uma posição de honra e muita intrepidez na fé que há em Cristo Jesus”
O diaconato foi criado na igreja primitiva para prestar  um “Serviço Social”, conforme o registro de Atos 6:1-6: Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento.Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra".Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia. Apresentaram esses homens aos apóstolos, os quais oraram e lhes impuseram as mãos. Logo, em sua origem, o diácono é mais que um Servo de Deus, ele também serve pessoas. Seu trabalho visa o bem estar do próximo, e este já é motivo mais que suficiente para tornar este ministério em um dos mais belos e edificantes.
O projeto para nosso Corpo Diaconal em 2015 é exatamente humanizar este trabalho, e fazer com que nossos diáconos, que já são obreiros excepcionais em suas individualidades, trabalhem também com precisão milimétrica no conjunto, presente e eficiente na vida de cada membro desta igreja. Para valorizar esta idéia, na noite deste sábado, 13/12/2014, foi realizado em nosso templo, um culto especial do diaconato, que contou com a direção da Pra. Márcia Gomes, onde  pudemos ouvir vários destes obreiros testificando, louvando, ministrando, literalmente afiando a ferramenta e se preparando para um ano de grandes projetos, e portanto, exigente de muito afinco e empenho. 
O mensageiro da noite, escolhido pelo próprio diaconato, foi um dos mais promissores obreiros de nossa igreja, o jovem Caio Nunes, que debutou em nosso altar, ministrando sobre a necessidade do trabalho em amor, usando como base o texto de Lucas 10:1-2, que ilustra muito bem a importância de cada homem ou mulher que se propõem a fazer a obra do nosso Deus:
O Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário