sábado, 6 de dezembro de 2014

Na vocação em que foi chamado


Cada um fique na vocação em que foi chamado (I Coríntios 7:20)

A palavra vocação vem do grego Klésis e de suas variantes Klétos, Káleo ou  Klésin, e significa chamado, convite ou convocação. É um termo que abrange a todos nós. Há um propósito divino em nossa passagem pela Terra (Provérbios 16:4), e só seremos completamente realizados (e consequentemente, felizes), quando cumprirmos esses desígnios a nós reservados. Todos somos vocacionados, e não existem exceções quanto a isto. Deus não criou seres humanos desocupados e inúteis. Ele criou gente para trabalhar, para se ocupar, para executar sua vontade pessoal, para se colocar como instrumento na concretização de seus propósitos. O homem de Deus não precisa ficar esperando um chamado extra especial. Pela sua própria origem e seu DNA missionário, a Igreja já está vocacionada, chamada, separada, eleita e designada para proclamar as Boas Novas (Marcos 16:15).

Existe, porém, uma vocação específica, que embora seja diferente para cada um, possui certa uniformidade estrutural, e é embasada nela, que os DONS MINISTERIAIS são desenvolvidos:

1º) Somos chamados por Deus.
2º) Passamos a ser “incomodados” pelo Espírito a fim de nos engajarmos no ministério.
3º) Partimos para o entendimento daquilo que nos “provoca” e “inquieta”.
4º) Alcançamos o discernimento de nossa inquietação, descobrindo nossa vocação específica.
5º) Iniciamos nossa preparação ministerial.
6º) Assumimos nossa posição estratégica dentro da grande Obra do Senhor.

Podemos resumir todo esse processo dizendo que Deus chama; o homem busca a Deus; o homem recebe um sinal eficaz de sua vocação; o homem assume uma posição diante de Deus.

Logo, a VOCAÇÃO ESPECÍFICA se sustenta em quatro pilares:

O CHAMADO (que parte de Deus)
O DISCERNIMENTO (o vocacionado reconhece seu chamado)
A PREPARAÇÃO (o vocacionado parte em busca do aprimoramento)
O EXERCÍCIO (o vocacionado assume para si a missão proposta)

É claro que na prática, nem sempre é tão fácil identificar corretamente nossa vocação. Não que Deus seja impreciso ao chamar, mas sim devido à complexidade da natureza humana daquele que é chamado. Existem porem certos fatores estimulados pela providência divina que são indicadores de uma vocação genuína, tais como:

- Intensa compulsão interior.
- Crescente amor à alma dos pecadores.
- Inquietante consciência da falta de obreiros.
- Comprovada aptidão natural.
- Percepção gradual da natureza especifica da vocação.
- Persistente vitória sobre os obstáculos a vocação.

E extremamente relevante evidenciar que alguns sinais que consideramos como respostas conclusivas sobre nossa vocação podem ser ambíguos e duvidosos, devendo ser analisados como muita cautela, como por exemplo:

- Tradição familiar.
- Influência de terceiros.
- Facilidade no aprendizado teológico.
-Insucesso na vida pessoal ou profissional.
-Qualificação natural.
- Motivação externa.
-Atração por status eclesiásticos e sedução por vantagens.

Uma vez que reconhecemos nossa vocação, devemos passá-la no teste da submissão, pois historicamente ela é mostrada como uma grande virtude de todo discípulo, e está estritamente ligada a humildade, pois todo aquele que almeja ensinar, precisa primeiramente aprender.

Logo a submissão deve ser espontânea e real, caracterizada pela humildade, pelo esvaziamento do “EU” e pela renúncia. Por mais intensa que seja sua vocação, há um tempo determinado para que ele aflore e seja reconhecida pelos homens, e isto se dará no tempo de Deus. Jamais tente apressar as coisas ao seu favor.


Seja sempre o mais preciso possível nas avaliações, reavaliações e releituras de sua caminhada, procurando ser sincero consigo mesmo e com seu Deus naquilo que é essencial para seu ministério, acentuando mais os pontos de luzes que nos são evidentes, do que os sombrios, obscuros e vazios que de certa forma causem incertezas em seu processo de reconhecimento vocacional... Nestes casos, procure resposta em Deus, Pai das Luzes, em  quem não há duvidas, mudanças ou variações (Tiago 1:17).


Nenhum comentário:

Postar um comentário