segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Uma prova para o seu coração (Palavra Pastoral - Dezembro 2014)


Somos colocados a prova quando recursos são escassos, quando o crédito se vai e não temos mais onde pedir socorro. Nasce então um sentimento de impotência que assombra nosso coração, até por que, nós, meros mortais, somos conduzidos e vislumbrados com o que está presente ao nosso redor, dentro do raio de visão, palatável e tangível. Nossas emoções afloram e se constroem tendo como base aquilo que nos satisfaz, ou neste caso, nos causa insatisfação. E esta situação extremada reflete quem somos de verdade.

Hoje acordei com uma melodia ecoando em minha mente, e em algum momento deste louvor, é realizada a seguinte ministração: “Nós vivemos num contexto onde tudo tem que dar certo. Ou Deus faz ou Deus faz. E quando isso não acontece nos decepcionamos, nós frustramos. E achamos que Deus nos esqueceu, que Deus nos abandonou. Mas na verdade, Deus quer saber se você é um verdadeiro adorador”. Questionar ou Adorar? Na hora da dificuldade e do aperto, quando nos encontramos em um beco sem saída, é muito complicado entender o projeto de Deus, que sim, é minuciosamente elaborado, e como diz o dito popular, até o “um” jocoso é número. Em outras palavras, cada detalhezinho é importante, então “nada” pode ser ignorado, e nenhuma etapa deve ser protelada. Andar com Deus, é exatamente viver de etapas muito bem planejadas, distintas e ao mesmo tempo intrínsecas. Na prática, a realidade é que este andar com Deus as vezes frustra nossas expectativas, pois queremos sempre o “melhor” imediato (eu quero o melhor, você quer o melhor), e Deus quer primeiramente nos ensinar “a como” viver e valorizar o melhor que está por vir... Para Deus existe duas questões de grande importância: Estamos prontos para viver o melhor? E quando chegar a hora em que receberemos do melhor, como iremos reagir? O povo de Israel viveu o dilema desta espera. Caminhando pelo deserto rumo a uma terra que manava leite e mel, mas que parecia cada vez mais distante, também questionou à Deus o “como” e o “porque” dos dias escassos de fartura. A resposta de Deus para Israel é a mesma que se encaixa na sua e na minha indagação, e está registrada em Deuteronômio 8:2-5: E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem. Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos. Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus”.

Entendeu? Deus nunca irá te abandonar e sempre cuidará de você. Não no seu tempo, mas sim no tempo dele. Não de acordo com os seus planos, mas dentro do projeto original dele.  Antes de te abençoar, Deus irá testar o seu coração para ver se você não será estragado pela grande benção que está por vir, e se for necessário, Ele te vacinará para que você desenvolva anticorpos que mantenham afastados os efeitos colaterais do “melhor”, tais como orgulho, vaidade, soberba, apostasia e esfriamento espiritual. Portanto, fique firme. Aguente o tranco. Prepare-se para dias melhores no futuro vivendo dignamente os piores dias do agora. Se estiver quase esmorecendo, então ore clamando por um alivio, mas não desista. Ao lado de Deus tem alguém que te entende célula por célula, que se parece com você e te compreende com perfeição, afinal, Ele também viveu nas mesmas condições por 33 anos, vivendo o “pior” para garantir o “melhor”, e sabe muito bem que as coisas por aqui não são fáceis... Não ande segundo seu planejamento, aprenda a confiar nas diretrizes de Deus... Ele conhece a saída deste beco.
 
Mãozinhas para cima. Obrigado pelo ano maravilhoso. Um otimo dezembro, aproveite muito bem os ultimos dias de 2014 e tenham todos um Feliz Natal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário