quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A Festa Surpresa

Pb. Miquéias Daniel Gomes

Mal o sol despontara naquela manhã e ela já estava em pé. Era um dia muito especial. A primeira e última vez que ela faria quinze anos. Não dava para ser um dia comum, embora fosse aquela apenas mais uma segunda feira nublada. Escolheu criteriosamente uma roupa que representasse bem seu estado de espírito e suas pretensões para o dia:  coloridas e informais.  

Abriu a porta do quarto, correu para o banheiro a fim de escovar os dentes antes de seus irmãos. Ouviu os passos que iam em direção a cozinha e reconheceu o burburinho de vozes matinais: papai e mamãe. Conteve-se num sorriso controlado e sentiu o coração pulsar forte: - eles devem estar falando do meu aniversário! Preparou uma expressão neutra para esconder sua euforia e saiu. Junto à porta tropeçou em seu irmãozinho que engatinhava distraidamente pelo corredor. Levantou se com a mesma velocidade que havia caído. - “Bebê idiota”, pensou ela, enquanto o garotão se esgoelava em lagrimas ressentidas. A mãe, tão rápida quanto um raio veio em socorro do caçula, acolheu o pequenino em seu colo e ralhou: - “Daniela, olhe por onde anda” e se retirou fazendo aquela ridícula voz de bebezinho - Tadinho do bebê, essa monstra machucou você?

Monstra? Daniela? Mamãe sempre a chamava carinhosamente de Dani. Apenas quando havia muita tensão (e entenda-se por tensão “culpa no cartório”) que ela era punitivamente chamada pelos pais de Daniela. Mas hoje isso não poderia acontecer, hoje é o dia da Daniela, ou melhor da Dani, é seu aniversário...

Enquanto vagueava pelos seus pensamentos, ouviu o grito vindo da cozinha. – Daniela, venha logo tomar o café porque você já esta atrasada para a aula... Aula? Hoje não é dia de aula. É dia de passear, curtir e se divertir. - Será que ninguém se lembra que dia é hoje? Hoje é meu dia!- E lá se foi Daniela para a escola, triste, frustrada e sem um único beijo ou abraço de sua família.

Você já teve dias assim? Onde o mundo parece se esquecer de você? Onde sua família parece não te entender? Segunda feira triste e cinzenta, mesmo que o sol brilhe a pino no céu?

No ônibus escolar Daniela encontraria o carinho de suas amigas. –“Elas sim se importam comigo”, pensava. Mas para sua surpresa, naquele dia todas estavam mais interessadas em contar suas próprias aventuras de final de semana. Cibele estava empolgada com a visita de uma tia do sul que sabia falar inglês e italiano. Aninha havia passado o final de semana com dor de dente e só estava preocupada com a visita que faria ao dentista. Rebeca por sua vez tinha conversado com o André no MSN e estava empolgadíssima com o futuro da relação, até a Paulinha sua melhor (melhor) amiga estava muito mais interessada no novíssimo celular que a avó lhe tinha enviado como presente de aniversario atrasado. -“E eu, ninguém vai me parabenizar? É meu aniversário, vocês não se lembram... está marcado em suas agendas... esta no meu FACEBOOK .“  Mas apesar de seus protestos mentais e dicas corporais e verbais, aquele seria um longo e tedioso dia de aula, a única surpresa que Daniela teria fora preparada pela Sra. Heloisa, sua adorável professora de química, um teste valendo um quarto da nota.
  
O silêncio de quem amamos é talvez a mais dolorosa punição emocional que podemos receber. E quando é o próprio Deus  quem  se cala? Aí a situação fica insuportável. Mas não significa que seja punitiva.

Se você está se sentindo longe de Deus, sem desfrutar do som de sua voz, encontra-se na mesma situação de um certo grupo de amigos do qual a Bíblia faz menção. Eles estavam reunidos, ombro a ombro, mas mesmo assim tão solitários, que podiam sentir a solidão como uma estaca em seus corações. Seus lamentos e múrmuros não lhes traziam o menor conforto, pelo contrário, somavam-se as suas dores e todos compartilhavam do fracasso e da impotência num amargo cálice de inércia e frustração. Por três anos haviam construído um castelo de sonhos, um mundo de projetos e do dia para noite tudo isso desapareceu atrás de uma pedra pesada e fria. A mesma pedra que selava o corpo de Jesus. Sim, estou falando dos discípulos, que após o sepultamento de Cristo, trancafiaram-se numa cela, sem esperança, pois o mestre estava morto e consequentemente Deus havia se calado. Sem a presença de Jesus, se findara os preciosos ensinamentos, acabara-se  as parábolas e o pior de tudo, cessara-se as palavras de vida eterna. Estavam sozinhos, abandonados, atravessando um vale escuro e sombrio: O Vale do Silêncio Divino.

Naquela tarde, Daniela se dirigiu a uma escola de música para “arranhar” seu violino. A professora sugeriu aos alunos para tocarem “parabéns para você”, mas depois mudou de idéia e resolveu que a lição do dia seria “ o cravo brigou com a rosa”. De repente um lampejo de esperança para aquela infeliz segunda feira brilhou como sol do meio dia. Seu celular vibra e ao identificar a chamada viu que era a mamãe. Mas para sua decepção, a ligação foi rápida e o motivo acachapante. Sua mãe pedira para que após a aula de música, ela acompanhasse sua prima Gisele até uma loja, pois haveria uma formatura no dia seguinte e a “Gi” precisava escolher um vestido e como as duas tinham gostos parecidos, o mesmo tipo de corpo, talvez ela pudesse ajudar nas compras e blá, blá,blá...

Os discípulos também receberam uma ligação rápida do céu. João conta no capítulo 20 de seu evangelho que os onze estavam fechados no cenáculo quando de repente um Jesus ressurreto aparece, sopra sobre eles o Espírito Santo, testa a fé de Tomé, opera sinais e os envia ao mundo para pregarem o evangelho. Depois desaparece do mesmo modo que surgira, deixando no ar o som do silêncio outra vez. E você acha que os discípulos obedeceram a ordem de Cristo? Não! Ao invés de irem pescar homens, eles resolveram que era melhor voltar ao mar e pegar uns bons peixes.

Ao chegar à loja, sua prima a esperava solicita junto ao balcão e foi logo dizendo – “Dani, sei que você tem um ótimo gosto para roupas, então quero que você escolha um vestido para mim, e não importa o preço, quero estar perfeita amanhã. Escolha como se fosse para você.” Mas, Dani não estava nem um pouco interessada no sucesso da prima e indicou-lhe um vestido barato e muito, como posso dizer, extravagante.   – “Você tem certeza Dani?” Insistiu Gisele. – “Tenho! É a última moda”

Essa é uma situação muito comum quando enfrentamos o silêncio de Deus. Seguimos nosso instinto e tomamos as decisões erradas.

Há algum tempo, depois de enfrentar um longo período do silêncio de Deus em minha vida profissional, resolvi lutar com minhas próprias forças, usando minhas próprias armas, por um aumento mínimo em meu salário. Como não consegui, decidi então que era a hora de sair da empresa. Planejei terminar meu expediente e resolver a situação no dia seguinte, mas antes de voltar para minha casa fui levado pelo Santo Espírito até a igreja onde congrego em um de nossos cultos vespertinos, chegando a tempo de ouvir o Pr. Wilson Gomes (meu pai) ministrar sobre o milagre ocorrido no Mar Vermelho.

Ao contrário do que vemos nos filmes, o mar não se abriu repentinamente, pois isso tornaria tudo muito fácil.  Vamos entender como de fato o milagre aconteceu. Um mar gigantesco à frente e o exército de Faráo atrás, armado até os dentes. Como à geologia do local não favorecia fugas laterais, o povo hebreu estava encurralado. Com a chegada da noite e a aproximação dos inimigos, Israel entra em pânico e Deus ordena a Moisés que toque nas águas. E é ai que algo curioso acontece. A coluna de fogo que iluminava e aquecia os israelitas se retira de sobre eles e se põem de fronte aos egípcios. 

Você trancaria alguém desesperado num quarto frio e apagaria a luz? Pois foi exatamente isso que Deus fez.

Entretanto, o que o povo não sabia é que Deus trabalhava em duas frentes. No acampamento dos egípcios, ele dificultava o avanço causando problemas mecânicos (sabotagem, se você preferir) em seus carros de guerra e no mar agia através de um forte vento que soprou durante toda a noite abrindo uma avenida no meio do mar, que só foi percebida com os primeiros raios do sol (Ex 14:21-25). Israel não ouviu Deus, não viu Deus, não entendeu Deus... Mas Deus nunca deixou de trabalhar por eles. Deus se cala, mas nunca cruza os braços. Aquela página em branco que divide sua Bíblia em Antigo e Novo Testamento é significativa. Representa um período de 400 anos em que Deus se manteve no mais absoluto silêncio, sem uma única palavra a humanidade, porém, quando volta a falar quatro séculos depois, é para anunciar que o Messias estava chegando. Deus se manteve em silêncio, mas não havia parado de trabalhar. Ele estava preparando o maior acontecimento da história: A Encarnação do Verbo!

Quando voltou a sua residência naquela noite, Daniela se deparou com uma casa escura e silenciosa. -Será que saíram e me deixaram para trás? – pensou. Sua prima a encorajou a abrir a porta, girou a maçaneta e entrou, mas antes que pudesse encontrar o interruptor, as lâmpadas misteriosamente se acenderam: Surpresa!!! A casa se iluminou em cores e enfeites, balões, flores e um bolo gigantesco... Mamãe, papai, seus irmãos, suas amigas e até a professora de violino... Todas estavam lá! – Feliz Aniversário Dani, você é muito especial para nós... Passamos o dia te ignorando, tudo para que tivéssemos tempo de preparar sua festa sem você perceber! - Revelou a mamãe. – Agora vai lá colocar seu vestido novo e volte para dançar sua valsa de quinze anos. Antes que pudesse perguntar que vestido era esse, Gisele lhe entregou a sacola dizendo: - Surpresa! O vestido era para você! Feliz Aniversário priminha!

Os discípulos por sua vez passaram a noite inteira pescando sem apanhar um único peixe. Humilhados, frustrados, desorientados e famintos retornavam a praia quando da margem alguém lhes ordenou que lançassem novamente a rede. Meio a contra gosto lançaram e ... Surpresa!!! Centenas de peixe saltaram para o barco num delicioso deja`vú. Pedro se lança nas águas, os outros remam desesperados rumo à margem. Aquela era a voz de Jesus. Deus voltara a falar com eles!

Para um mundo imerso no pecado ele preparou a salvação. Para discípulos esfomeados assou peixe e pão. Para a nação acuada pelos inimigos preparou um caminho de fuga no meio do mar. Para o profissional frustrado providenciou uma promoção que duplicou o seu salário. E fez tudo isso enquanto estava em absoluto silêncio. Deus sempre preferiu ações ao invés de palavras.

Está frustrado por sentir Deus distante, achando que ele te abandonou e se esqueceu de você? O ultimo ano foi marcado pelo silencio divino e repleto de frustrações? Seu dia foi entediante e agora a sua casa está escura, sombria e aparentemente vazia?

Aí vai a grande revelação.

SURPRESA!!!!

Deus esteve  ocupado te preparando  uma "baita" festa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário