segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O que é Dom de Línguas?

Pb. Miquéias Daniel Gomes

Um grupo de 120 remanescentes ainda se reunia no cenáculo de Jerusalém aguardando o “PARAKLETOS” prometido por JESUS. Era o último dia da Festa de Pentecostes e a cidade estava repleta de turistas provindos de as partes da terra.   De repente um som como o de um vento muito forte é ouvido por todos aqueles fiéis. Pedro levanta seus olhos procurando a origem daquele barulho, mas acaba se deparando com uma “mini fogueira” bailando sobre a cabeça de João... Assustado corre seus olhos pela congregação e vê que André, José, Matias, Maria, Tomé, Mateus, Natanael, Felipe, Nicodemos e muitos outros também estão sob “línguas de fogo flamejantes” ... Ao abrir a boca para exclamar em espanto, sua fala saí em um idioma que ele se quer conhece... Pedro se cala. Volta-se para João que também o fita espantado, pois ao tentar dizer “Pedro, sua cabeça está em chamas”, soltou um “decantalabassi”...  A partir daí aqueles varões galileus, não conseguem mais se conter, e começam a falar diversas línguas distintas, conforme o Espírito lhes dava condição de falar.

Este relato da chegada do Espirito Santo (Atos 2:1-2), traz nas entrelinhas as três razões básicas para a existência do que chamamos de “Línguas Estranhas”, ou de acordo com a descrição de Lucas, nem tão estranhas assim.

1º) Falar em Línguas por inspiração espiritual (sem tê-las aprendido antes) é uma evidência cabal do Batismo do Espírito Santo que foi profetizado por João – o Batista (João 1-31-33, Atos 2:4-6, 19:6).

2º) Línguas “estranhas” trazem edificação para quem as fala, pois funcionam como uma comunicação pessoal com o próprio Deus. (I Coríntios 14:1-15, Romanos 8:26-27, Efésios 6:18, Judas 1:20).

3º) Línguas estranhas são dadas a igreja como um sinal para o incrédulo, e também como uma revelação de Deus para o Corpo de Cristo, caso haja quem as interprete (Atos 2:12, I Coríntios 12:10, 14:5-22).

Mas, de fato, o que são as LÍNGUAS ESTRANHAS?

A língua estranha é uma manifestação sobrenatural da presença do Espírito Santo numa inspiração vocal, e através dela o cristão é capaz de falar uma Língua completamente diferente do seu idioma natural sem nunca tê-lo aprendido.

A língua estranha é a língua dos anjos?

Não necessariamente. Pode ser que alguém seja sim inspirado pelo Espírito para falar numa língua usada por seres angelicais (I Coríntios 13:1), mas a grande maioria dos “idiomas” falados durante esta inspiração espiritual ou são de línguas da Terra ou uma língua misteriosa que apenas Deus conhece.

Falar em Línguas usando idiomas da própria Terra serve para testemunho de quem ouve ou para a transmissão de uma mensagem específica a um indivíduo que a entenderá por conhecer aquele idioma sobrenaturalmente usado (Atos 2:4-8).

Falar em Línguas usando um misterioso idioma, completamente desconhecido seja na Terra ou nas esferas celestiais, de forma que só Deus o entenda, visa à edificação do próprio comunicador (1 Coríntios 14:2).

Só quem fala em Línguas é batizado com o Espírito Santo?

O batismo com o Espírito Santo representa um revestimento de poder que dá ao cristão, ousadia e virtude espiritual para a realização da obra de Cristo; já o ato de falar em LÍNGUAS é uma evidência externa deste mesmo batismo.  Portanto, mesmo que uma pessoa que NÃO fale em Línguas, podem sim estar cheia do Espírito Santo, mas ainda não ter externado esse sinal. Para maior entendimento deste conceito podemos tomar base nos critérios exigidos pela igreja primitiva para a escolha dos diáconos. Ali encontramos entre os requisitos obrigatórios ser “Cheios do Espírito”, mas em nenhum lugar se faz menção das línguas estranhas como uma obrigatoriedade, e tal exigência também não aparece nas recomendações de Paulo (Atos 6:1-6 e I Timóteo 3:1-12)

Qual é a importância de se falar em LÍNGUAS para o Cristão?

Todo o Cristão deve sim falar em LÍNGUAS, pois o uso pessoal desta “Graça” produz auto edificação ao seu locutor. Além disso, as “LÍNGUAS ESTRANHAS” são poderosas ferramentas de louvor e oração, duas atividades deveras importantes na vida do Cristão e que são igualmente combatidas por Satanás, havendo necessidade deste fortalecimento sobrenatural. Além disso, a evidência do revestimento espiritual através da fala de Línguas Estranhas tráz ao homem de Deus uma maior confiabilidade junto à congregação, e também é usada por algumas igrejas como critério para a ascensão ministerial dentro da comunidade eclesiástica.

Todos que falam em Línguas possuem o DOM da VARIEDADE DE LÍNGUAS?

Não. A grande maioria dos cristãos falam em Línguas de forma individual e particular, para sua própria edificação. Essa Língua segue sempre um mesmo padrão, que pode ou não ser renovado com o tempo.

Então, o que vem a ser o DOM da VARIEDADE DE LÍNGUAS? 

Este DOM é a habilidade concedida ao indivíduo, através da ação do Espírito Santo, para que haja comunicação entre Deus e a Igreja em uma LÍNGUA desconhecida, a fim de que seja interpretada e que todos possam compreendê-la posteriormente. Ou seja, por razões que fogem de nosso conhecimento, ao invés de enviar uma mensagem no idioma do locutor (como é o caso da profecia), Deus fala por meio de mistério, uma mensagem codificada que apenas o Espírito Santo entenderá e inspirará alguém a também entendê-la.  O portador deste DOM tem a “habilidade” para se utilizar de uma vasta gama de variedades idiomáticas ao transmitir esta mensagem, para inclusive aumentar as possibilidades de haver quem a interprete.

O DOM da VARIEDADE DE LÍNGUAS é dado para a edificação da IGREJA, e não do indivíduo que o exercita, e por isto será manifestado apenas quando o Espírito Santo desejar. Já o fato de falar em LÍNGUAS, que é inerente ao DOM, deve ser continuo na vida deste mesmo indivíduo para que haja a edificação pessoal do mesmo. 

8 comentários:

  1. DOM DE LÍNGUAS – MITOS E VERDADE

    O Novo testamento tem:
    27 Livros
    260 Capítulos
    7957 Versículos

    Destes 1 livro trata diretamente de OUTRAS LÍNGUAS
    Destes 2 capítulos tratam do assunto
    Destes 56 versículos versam sobre o tema

    Vários autores escreveram o Novo Testamento, mas apenas um tratou do assunto

    Nenhum dos escritores relata ter falado em LÍNGUAS ESTRANHAS

    Nem os Apóstolos, Paulo, Tiago, Pedro, João, Judas, André, Simão, Filipe oraram ou FALARAM EM LÍNGUAS

    Não há um texto, um versículo sequer na Bíblia em LÍNGUA ESTRANHA, o que é estranho

    Não há nenhum texto na Bíblia que se afirme ser traduzido de alguma LÍNGUA ESTRANHA

    Não podemos tratar do assunto pegando apenas TEXTOS ISOLADOS

    Não podemos tratar do assunto sem examinarmos os VOCÁBULOS

    Não podemos deixar de lado o “PANO DE FUNDO” do problema - Disputa entre irmãos

    Como era a cidade de Corinto? Era uma metrópole com mais de 600 mil habitantes

    Era o caminho para o deslocamento de várias regiões como Olímpia, Mercenas, Esparta, Argos, Sikiyon. Corinto vivia em franco desenvolvimento comercial, por lá passavam pessoas de várias regiões do mundo daquela época.

    Havia, segundo historiadores, centenas de idiomas e dialetos falados, pois era a maneira de se comunicar e de fazer negócios. Muitos daqueles dialetos eram realmente estranhos de mais, como são os falados em alguns lugares da África. Muitos dos que estava ali tinha outras práticas de culto um tanto estranhas como falar algo que outros não entendiam.

    Ali o cristianismo cresceu de forma espetacular, mas também perigosa, pois com tantas nacionalidades, com tantas pessoas de culturas diferentes, haviam centenas de interpretações distorcidas sobre o que os Discípulos e os Apóstolos ensinavam. A coisa na igreja em Corinto era tão complicada que contaminou até os crentes da Galácia. Eles também estavam pervertendo o Evangelho.

    Há detalhes que não podem ser desprezados na interpretação de qualquer texto, e no caso das línguas então, não há como escapar. Paulo diz: “ASSM TAMBÉM VÓS, SE COM A LÍNGUA NÃO PRONUNCIARDES PALAVRAS BEM INTELIGÍVEIS, COMO SE ENTENDERÁ O QUE SE DIZ?” - I Coríntios 14:9. Ora se as palavras pronunciadas não forem de compreensão de todos, não tem erro, a coisa deve ser tratada como FALTA DE INTELIGÊNCIA. É Paulo quem faz esta declaração. Este é o primeiro ponto. E não pode ser qualquer tipo de vocabulário, tem que ser BEM INTELIGÍVEIS, de fácil compreensão. Tem mais: “HÁ, POR EXEMPLO, TANTAS VARIEDADES DE VOZES NO MUNDO, E NENHUMA DELAS É SEM SIGNIFICADO. MAS, SE EU IGNORAR O SENTIDO DA VOZ, SEREI BÁRBARO PARA AQUELE A QUEM FALO, E O QUE FALA SERÁ BÁRBARO PARA MIM” - I Coríntios 14:10 e 11. Paulo diz claramente que todas as vozes no mundo têm um significado, porque então falar em LÍNGUAS ESTRANHAS se elas não podem ser entendidas por quem as ouve? Os dons são para a edificação da igreja e não de pessoas. Ou será que a Bíblia diz o contrário? Veja: “ASSIM TAMBÉM VÓS, COMO DESEJAIS DONS ESPIRITUAIS, PROCURAI ABUNDAR NELES, PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA” - I Coríntios 14:12. É da igreja e não de uma pessoa. Mas tem mais: “TODAVIA EU ANTES QUERO FALAR NA IGREJA CINCO PALAVRAS NA MINHA PRÓPRIA INTELIGÊNCIA, PARA QUE POSSA TAMBÉM INSTRUIR OS OUTROS, DO QUE DEZ MIL PALAVRAS EM LÍNGUAS DESCONHECIDAS” - I Coríntios 14:19. Neste negócio de vocês eu estou fora. Antes, ao invés de, eu prefiro falar palavras na minha “INTELIGÊNCIA”. Para que? Para instruir os outros, não é para se vangloriar, não é para se mostrar mais santo, não é para se mostrar o bam bam bam da fé, mas é tão somente para instrução de pessoas. Paulo era doutor em línguas. Preste muita, mas muita atenção na palavra “INTELIGÊNCIA”.

    ResponderExcluir
  2. O texto que fala sobre a SUPREMACIA DO AMOR tira qualquer duvida sobre o assunto: “AINDA que eu, Paulo, falasse todas as “LÍNGUAS DOS HOMENS” ou dos “ANJOS”, e se não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine” - I Coríntios 13:1. A gramática é clara, eu Paulo nunca falei em línguas, salvo engano, mas ainda que, mesmo que, se porventura eu, eu Paulo, por qualquer motivo tivesse que falar em línguas, em nada me seria útil, pois o amor supera qualquer coisa. Mas ele fecha com chave de ouro a questão: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estas três coisas, mas a maior delas é o amor” - I Coríntios 13:13. Agora, a partir deste momento, daqui para frente, não tem LÍNGUAS ESTRANHAS ou outra coisa qualquer, mas apenas estas três coisas devem prevalecer na vida de vocês.

    Não há como escapar das regras de Paulo: “Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma REGRA, e sintamos o mesmo. Sede também meus “IMITADORES” e tendes cuidado segundo o exemplo que tendes de nós” - Filipenses 3:16 e 18. Ora se ele mesmo afirma que nunca falou em “LÍNGUA ESTRANHA” e isto está evidente, pois não há registro do fato nos seus escritos, que regras então seriam estas? Sede meus “IMITADORES” como eu sou de Cristo, conclama Paulo aos cristãos. Ora, se Cristo não falou em “LÍNGUA ESTRANHA”, não há como se entender diferente, pela gramática, que Paulo também faria tal besteira, pois o modelo dele, padrão de conduta dele, a referência dele era Cristo. Tem mais: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração” - Colossenses 3:16. Veja que ele não cita “FALAR EM LÍNGUAS ESTRANHAS”, ele não relaciona esta prática na exortação que faz a santidade dos cristãos. Mas ainda tem mais: “Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as SÃS PALAVRAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas” - I Timóteo 6:3 e 4. Ora, nas sãs palavras de Cristo não está registrada nenhuma que tenha conotação, pelo menos, de “FALAR EM LÍNGUAS ESTRANHAS”.

    Tem mais, aqui a coisa é ainda mais definida: “Se alguém falar, fale segundo a PALAVRA DE DEUS; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém - I Pedro 4:11. Falar conforme, de acordo, não é falar conforme costumes, conforme práticas, conforme regras de outras pessoas, mas segundo a Palavra de Deus. Não tenho dúvidas de que textos assim não passam pela cabeça dos que defendem o tal “DOM DE LÍNGUAS”, pois ele é muito claro e objetivo. É Deus o objetivo da glória e o homem.

    Paulo e Silas estavam presos - Atos 16:25, o Espírito Santo já havia descido, eles estavam com os pés presos a troncos, era uma situação complicada, mas eles “CANTAVAM” e “ORAVAM”, não falavam em “LÍNGUAS” e o que aconteceu? Será que não era motivo para eles recorrerem a tal artifício? Algo extraordinário, eles foram soltos sem a intervenção dos guardas.

    Jesus nunca falou de “LÍNGUA ESTRANHA”, falou sim e claramente de “OUTRAS LÍNGUAS” como registrou Marcos: “...E estes sinais seguirão aos que crerem: Em Meu nome expulsarão demônios, falarão NOVAS LÍNGUAS, pegarão nas serpentes, e se beberem qualquer coisa mortífera, não lhes fará dano algum, e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão” - Marcos 16:17 e 18. Vale ressaltar que Marcos não fala de DOM DE LÍNGUAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua explicação inicialmente é muito boa... Mas o texto está bem manipulado considerando somente os versículos que acha conveniente para sua argumentação e ignorando outros versículos que mostram claramente que Paulo não condena o falar em línguas... Apenas adverte e levanta uma reflexão a respeito da maneira como deve ser feita.

      Excluir
  3. Porque “NOUTRAS LÍNGUAS”? Óbvio, eles teriam que sair pelo mundo, ERA TODO, não era apenas a parte onde se falava o idioma deles, como só falavam provavelmente um idioma, teriam que se esforçarem em aprender outras línguas, pois a mensagem deveria ser clara e na linguagem dos que estivessem ouvindo. Já pensou Pedro fazendo aquele sermão das quase três mil almas num idioma diferente de seus ouvintes? Já pensou ele falando “LÍNGUA ESTRANHA” no meio daquela multidão?

    Mateus 10 nem trata do assunto “OUTRAS LÍNGUAS”, ele apenas diz sobre curar enfermos, limpar leprosos, ressuscitar mortos e expulsar demônios. Estas coisas tinham importância para o Reino, elas evidenciavam algo diferente, algo que mudaria o rumo de multidões. Não seria “DOM DE LÍNGUAS”, até porque ele trouxe sérios problemas para a igreja de Corinto, pois o povo achava que era falar coisas que ninguém pudesse compreender, mais, quem falasse em línguas tinha superioridade.

    O NOSSO PADRÃO DEVE SER, NA DÚVIDA, PAULO, A IGREJA DE CORÍNTO, LIDERANÇAS MODERNAS OU JESUS CRISTO?

    Vejamos o que Jesus fala sobre a maneira de nos apresentarmos diante de Deus: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a Teu Pai que esta no céu, e Teu Pai, que vê secretamente, te recompensará. E orando, não useis de VÃS REPETIÇÕES, como fazem os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos” - Mateus 6:6 e 7. Jesus não fala aqui de orar em “OUTRAS LÍNGUAS”, apenas diz que devemos ter cuidado para não sermos repetitivos nas nossas palavras. Quer coisa mais repetitiva do que as tais “LÍNGUAS ESTRANHAS”? Tem mais, Jesus é incisivo, ele é direto: “Não vos assemelheis a eles, gentios, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós Lho pedirdes” - Mateus 6:8. Não há nenhuma condicional de orar em LÍNGUA ESTRANHA para termos mais intimidade com Deus, a recomendação é única, não assemelhar aos gentios.

    Você quer coisa mais surpreendente do que pegar numa serpente? Pois foi isso que Jesus disse na sua declaração de tarefas dos Seus seguidores. Ele não deu nenhuma atenção para o assunto de línguas.

    A questão é ainda mais complexa. O Código Civil diz que calúnia e difamação é crime, assim, e nós somos responsáveis perante a lei por tudo que falarmos. Se falamos o que ninguém entende, dependendo das circunstâncias, poderemos ser processados. No mínimo.

    A igreja tem que se preocupar com a salvação do pecador e não com “DOM DE LÍNGUA”. Foi após esta controvérsia que o numero de decisões reduziu drasticamente na igreja primitiva. A preocupação era com “DONS”, coisas pessoais, era o individualismo, eu sou mais, eu posso mais, eu tenho mais “ESPIRÍTO SANTO” do que você, eu curo mais, eu expulsei ma centena de demônios, eu só não lavei “LEPROSOS”, porque ai é querer demais.

    Carlos Roberto Martins

    ResponderExcluir
  4. Lamentável, nem entro em discussão, por que sei em quem tenho crido, se ele disse: E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
    Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
    Marcos 16:17,18
    Poxa Jesus estava falando: "em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas (em inglês, chinês)...que idiota, não acho que ele se referia a outro idioma, pois muitos são poliglota sem precisar do nome de Jesus, mas não conheço ninguém que expulsa demônios sem o nome dele, que pegam em serpente sem o nome dele, que imporão as mãos sobre os enfermos, e os curarão, sem estar em seu nome... agora falar em línguas (idiomas) precisa estar cheio do Espirito Santo?
    Outro sim, em At 2 vemos outros idiomas, pois havia muitos estrangeiros naquela região, mas quem pode afirmar que eles também não estavam falando em mistérios? no verso 12 alguns não entendiam o que era falado. Outra em At 19:6 - E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. Lá não havia pessoas de outras nações... era em mistério.
    Mas sei que os néscios não creram, isso tão pouco importa, mas sim é que parem com essas discussão e preguem o evangelho da salvação, e não de dons, línguas, e etc... eu oro em línguas e me edifico com isso, não preciso falar em línguas para sentir Deus, mas eu falo em línguas quando o sinto em minha vida, alguns não creem nesse extraordinário milagre, por quê não buscam, o culto é racional e se tem pessoas que não cultuam a Deus assim lamento por eles, pois Deus só recebe adoração dos que o adorem em espírito e em Verdade. e Deus é Espirito, e sei que estou na verdade de seu evangelho. Lá na eternidade Ele não vai falar: "Apartai-vos de mim, vós que não falai em novas línguas", e nem: "Apartai-vos de mim, vós que falai em novas línguas" mas os únicos que serão barrados serão os que praticam iniquidades! a referente a textos em línguas estranhas, deixa de ser idiota e medíocre, jamais seria escrito algo que só Deus pode compreender.
    PAZ do SENHOR a Todos ------> entrem aí: queropalavra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade irmão! O que as pessoas não entenderam é que os discipulos falaram linguas estranhas, mas Deus em mistérios fez a multidão (ouvir) em suas linguas maternas. Esse é o mistério. Se fosse pra falar em idiomas pirque não se vê outras passagens na bíblia sobre esse don de fala da em idiomas.
      Jesus falou em línguas estranhas. Que é algo celestial.

      Excluir
    2. Me mostre a passagem bíblica que diz que Jesus falou em línguas estranhas

      Excluir