John Tauler nasceu na
cidade de Strasbourg Alemanha por volta de 1300. Entrou para a ordem dominicana
local aos quinze anos de idade. Sua compreensão das realidades teológicas era
profunda e por volta de 1325 foi ordenado padre dominicano. Durante a sua
adolescência ingressou na Ordem
Dominicana, prosseguindo os seus estudos na Faculdade
Saint James em Paris.
As suas pregações
impactavam todas as pessoas piedosas, principalmente, as mulheres daquela época
que buscavam com zelo o Cristianismo. As suas características de pregador foram reconhecidas em
toda a Renânia (Oeste da Alemanha). Era um homem com alto índice de
popularidade.
Em 1339 sua comunidade
foi forçada a deixar Strasburg para Basle devido a uma interdição papal a
esta cidade. Ele optou por ser leal ao imperador em sua disputa com o Papa. No
Século XIV, o Papa
João XXII (Jacques d'Euse) assumiu
posições políticas motivadas por disputas religiosas, culminando em intrigas
com Luís
IV de Baviera, Sacro Imperador Romano-Germânico, resultando no exílio dos Dominicanos. Durante esses
sofrimentos, John
Tauler foi cativado pelos devotos chamados de Amigos
de Deus, grupo de Leigos-Místicos, o centro do Misticismo Alemão. A
terminologia "Amigos de Deus" buscava o
seu fundamento no Evangelho de João 15:15 "Eu os tenho chamado amigos,
porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido".
John Tauler, influenciado pelos Amigos de Deus, ensinava que a alma é afetada e transformada pelo
relacionamento interior com Deus, considerando que os atos exteriores
(litúrgicos) não são suficientes para a transformação. A sua pregação
sobre Vida
Interior ajudou os cristãos no enfrentamento das calamidades
que assolaram Estrasburgo, dentre elas: terremoto, incêndio e a peste negra.
Muitos líderes religiosos fugiram dessas "pragas", mas John
Tauler permaneceu fiel ao seu encargo, suprindo e
encorajando aos que ficaram.
O seu falar tocava os
problemas profundos da moral e da espiritualidade, trazendo aplicações para a
vida cotidiana, evitando abstrações impraticáveis, mas infelizmente alguns
ensinamentos seus foram utilizados como estrutura para o Universalismo
Cristão ou Reconciliação Universal que
apregoa a rendição de toda a humanidade, o que traz alguns problemas com os
conceitos bíblicos de Castigo
Eterno, Sofrimento no Inferno e Eternidade
no Lago de Fogo. Desta forma, alguns procuraram elaborar a Doutrina
do Aniquilacionismo.
Só em 1498 seus sermões
foram publicados em Leipzig, sendo a tradução latina de Laurentius Surius,
impressa em Colônia em 1548, a que difundiu seu pensamento.
A edição impressa em
Augsburg em 1508 foi lida por Lutero. Ele admirava sua defesa de uma completa
submissão à vontade de Deus e suas notas sobre os sofrimentos que atormentam as
almas devotas.
O fundamento, para
Tauler, é a essência de nossa alma e é o lugar onde vamos ter contato direto
com a Divindade. Enfatiza que neste nível profundo somos guiados por uma fome
insaciável por Deus e uma predisposição para recebê-lo. Os textos enfatizam
também que devemos abandonar o egoísmo e nossa vontade própria se queremos nos
unir a Deus, e Tauler dá a maior relevância ao papel de Cristo neste processo.
A atitude que devemos aprender é essencialmente a passividade, deixando Deus
trabalhar em nós.
De fato, em geral Tauler
creditava o imenso valor espiritual das tribulações diárias, e como estas
servem para distinguir a verdadeira da falsa testemunha. Tauler demonstra uma
grande compreensão de nossos períodos de fraqueza e falha.
Ele adoeceu em 1360,
sendo tratado por sua irmã. Morreu em 16 de junho de 1361. Seu túmulo pode ser
visitado na igreja luterana em Strasburg, construída na local da antiga igreja
dominicana, que foi destruída por um incêndio em 1870.
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