Material
Didático
Revista Jovens e Adultos
nº 101 - Editora Betel
Louvor e Adoração
- Lição 10
Comentarista: Pr.
José Elias Croce
Comentários
Adicionais
Pb. Miquéias Daniel
Gomes
Pb. Bene Wanderley
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estudos na página especial da EBD
Texto
Áureo
Romanos 11:36
Porque dele, e por ele,
e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
Verdade
Aplicada
Adoração envolve tudo o
que está no interior da pessoa e tudo o que está fora dela.
Textos de
Referência
Romanos
12:1-3
Rogo-vos, pois, irmãos,
pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo
e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis com
este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que
experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Porque, pela graça que
me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber,
mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada
um.
Introdução
Percebe-se que há uma
forte negligência na adoração verdadeira em muitas igrejas e, muito do que é
feito em nome da adoração hoje, na realidade desonra a Jesus Cristo.
Adoração e Adoradores
Comentário
Adicional
Pb.
Miquéias Daniel Gomes
Fomos criados
para adorar, já que a adoração nos mantem íntimos de Deus, e este sempre foi o
desejo do criador. Somos chamados a adoração individual desde o Éden, e
posteriormente, Deus nos convocou para um louvor institucional, ou seja, uma
adoração coletiva, com milhares de adoradores unidos num mesmo proposito. Foi
assim com Israel, e tem sido assim com a igreja nos últimos dois milênios. Neste
contexto teológico, “Ekklesia ou Igreja” trata-se de um grupo específico que ao
receber o chamado do Evangelho de Cristo (chamado este que é universal),
abandonam suas velhas práticas, renunciam a si mesmos, tomam a cruz sobre os
ombros e passam a seguir Cristo, tendo seu modo de agir, pensar e viver,
lapidados de acordo com os ensinamentos de Jesus. Sem tornam adoradores
integrais. Já nos primeiros dias da Igreja como “instituição”, alguns
parâmetros foram estabelecidos sobre como deveria ser sua postura em relação ao
próprio Cristo e aos homens. O
crescimento da Igreja era assombroso, mas a essência do cristianismo se
mantinha inalterada. Antigos e novos cristãos viviam em perfeita e ampla união,
praticando com perseverança os ensinamentos apostólicos.
Aquela era uma
igreja adoradora, composta de indivíduos adoradores. Havia na alma de cada
crente grande senso de temor e respeito. A comunhão era cultivada de uma forma
onde todos pudessem assentar fraternalmente numa única mesma mesa e
realizar a mesma oração. Os apóstolos pregavam com grande autoridade e
poder sobre o “Cristo Ressuscitado”, realizando muitos prodígios e sinais no
nome de Jesus. Entre eles não havia gente necessitada, pois os que possuíam
mais, vendiam suas propriedades e bens, depositando os valores aos pés dos
apóstolos, para que fosse distribuído entre os que mais precisavam. Este
com certeza é “o” modelo a ser seguido pelas igrejas de qualquer época e em
qualquer lugar, mas que infelizmente, o tempo aliado ao egoísmo humano, tem
conseguido corromper. O grande desejo de Cristo para sua Igreja, é que ela seja
um diferencial neste mundo que jaz no maligno, um farol para guiar os perdidos
rumo a um porto seguro, uma luz intensa e incessante em meio as trevas. Somos
uma carta viva (e aberta), escrita pelo próprio Deus e enviada aos homens para
testificar sobre Jesus, assim como agiam os primeiros cristãos, cuja atividade,
foi brilhantemente resumida por Lucas em Atos 2:46-47. Ultimamente, a Igreja
vive dias difíceis, pois estamos passando por um momento dramático e
angustiante.
Alguns
acontecimentos se abateram sobre o Corpo de Cristo e alteraram seu conceito
diante da sociedade. Sua visão ficou ofuscada, sua missão comprometida, sua
unidade abalada e sua comunhão fragmentada. É bem certo que enfrentamos crises
em várias dimensões, porém, a área mais atingida é a da fidelidade.
Atualmente, percebe-se que a Igreja enfrenta crise em várias áreas e os
princípios mais prejudicados são: a unidade, a comunhão e a ética. Com isso,
nossa adoração tem se tornado parcial e corrompida.
A Igreja que
supera as crises de unidade, comunhão e ética, e tudo aquilo que compromete sua
missão, certamente possui características de uma Igreja fiel, que vence as
influências mundanas e preserva intacta sua adoração. A Igreja é um enorme celeiro e um grande
depositário de vocações, talentos, recursos e potenciais. Neste sentido, seu
papel deve ser o de orientar os membros para o serviço à sociedade, adorando ao
Senhor em tempo integral, refletindo o nosso chamado para sermos sal e luz. Como
no sentido original da palavra “igreja”, precisamos recuperar a nossa vocação
histórica de agentes de transformação e esperança. Nossa adoração deve invadir
as feiras e praças da cidade, o ambiente de trabalho, a escola, a universidade,
entre outros. Ela não pode se limitar a quatro paredes. Quando seguimos a
Cristo devemos contextualizar a verdade, refletindo a imagem de Deus no
serviço, na proclamação, na compaixão e no amor (João 13:15; I Pedro 2:21).
Adoração
como um novo
estilo de vida
O apóstolo Paulo faz uma
forte declaração em Romanos 12:1-2 sobre o conceito de adoração em tempo
integral. Essas suas palavras vêm depois do que possivelmente é a maior exposição
de teologia de toda a Escritura. A adoração é para a vida cristã o que a mola
mestra é para um relógio, o que o motor é para um carro. A adoração é o núcleo,
o elemento essencial. A adoração não pode ser isolada ou relegada a um único
lugar, tempo ou segmento de nossa vida. Não podemos expressar em palavras todo
o agradecimento e louvor a Deus enquanto levamos uma vida de egoísmo e
carnalidade. Esse tipo de adoração acaba por revelar-se uma perversão. Atos verdadeiros
de adoração devem ser o transbordamento de uma vida em adoração perpétua. Refletir
sobre a centralidade da adoração nesses tempos nebulosos é de suma importância,
tendo em vista que o assunto é dominante nas Sagradas Escrituras. Temos muitas
atividades e pouca adoração. Somos grandes no ministério e pequenos na
adoração. Somos desastrosamente pragmáticos. Só queremos saber se algo
funciona. Queremos fórmulas e efeitos e, no processo, de certo modo, deixamos
de lado aquilo para a qual Deus nos chamou. Somos Marta demais e Maria de
menos. Estamos tão profundamente enraizados no fazer que perdemos o estar.
Estamos tão programados, informados, planejados e ocupados que menosprezamos a
adoração!
A adoração pode ser
refletida em nosso comportamento em relação aos outros. “Porque quem nisto
serve a Cristo, agradável é a Deus e aceite aos homens.” (Romanos 14:18). O que
significa esta oferta agradável Deus? O contexto revela que é ser sensível ao
irmão mais fraco (Romanos 14:13). Quando tratamos os irmãos em Cristo com o
tipo adequado de sensibilidade, isso é um ato aceitável de adoração. Esse ato
honra ao Deus que criou essa pessoa e esse ato também reflete a compaixão e o
cuidado de Deus. O evangelismo também é uma forma de adoração aceitável (Romanos
15:16). Assim, a adoração pode ser expressa ao compartilhar o amor com irmãos
em Cristo, pregar o Evangelho aos descrentes e atender as necessidades das
pessoas num nível material. A adoração aceitável é dar. É um amor que
compartilha (Filipenses 4:18). Paulo escreve que graça especial lhe foi dada
para ser servo de Cristo Jesus entre os gentios, servindo ao Evangelho de Deus
como sacerdote, para que os gentios sejam aceitáveis a Deus. Os gentios foram
ganhos para Cristo pelo ministério de Paulo tornaram-se adoradores. Para
muitos, o culto é apenas uma programação de fim de semana, um evento, um show,
um momento que sobra da agitada vida terrena para oferecer a Deus o que Ele
rejeita. O propósito e a responsabilidade de cada cristão como sacerdócio real
é promover um ensaio na terra da vida eterna que será vivida no céu. Este é o
culto racional!
Efésios 5.8-10 diz:
“Andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e
justiça, e verdade), aprovando o que é agradável ao Senhor”. A palavra
agradável vem do grego e significa “aceitável”. Nesse contexto, refere-se à
bondade, justiça e verdade, dizendo claramente que fazer o bem é um ato
aceitável de adoração a Deus. Paulo, aconselhando a Timóteo (I Timoteo 2),
exorta para que os cristãos orem pelas pessoas investidas de autoridade de modo
que os cristãos possam ter vida tranquila e serena, em toda piedade e
honestidade. Portanto compartilhar é um ato de adoração e esse é o efeito da
adoração sobre os outros. Fazer o bem é igualmente um ato de adoração e esse é
seu efeito em nossa vida. Agradar a Deus, fazer o bem e compartilhar com os
outros, todos são atos de adoração legítimos e bíblicos. Isso abarca toda a
atividade e todo o relacionamento da vida humana. A implicação é que assim como
a Bíblia se dedica de capa a capa ao tema da adoração, o cristão deve se
dedicar à atividade de adoração, absorvido pelo desejo de dedicar cada momento
de sua vida a fazer o bem a todos, a compartilhar as bênçãos com os vizinhos e
a louvar a Deus, que é a fonte de toda bondade e toda bênção.
Embaixadores de Cristo
Comentário
Adicional
Pb.
Miquéias Daniel Gomes
Ser genuinamente
cristão é assumir a responsabilidade de morrer para si mesmo e viver para Deus.
A adoração mais incisiva que prestamos ao Senhor, é exatamente a abnegação e a renúncia
pessoal, afinal, agora vivemos por Cristo, e somos seus representantes na Terra.
“Dupla Cidadania” ou “Cidadania Múltipla” é um status no qual um indivíduo é
titular da nacionalidade de dois países diferentes. Todo cristão se encaixa
neste contexto, já que nossa “base operacional” não é terrena, estando perene
numa esfera espiritual, uma vez que o próprio Jesus revelou: Meu reino não é
deste mundo (João 18:37). Todo cidadão tem diretos e deveres para com a pátria
madre, e considerando que nosso lar original é o céu, então devemos preencher
alguns requisitos que validem nossa cidadania celestial.
Davi se
questiona sobre esta questão no Salmo 15:1, quando pergunta: - Senhor,
quem habitará no teu Tabernáculo? Quem morará no teu santo Monte? – Já nos
versos seguintes o salmista apresenta uma pequena lista com algumas
qualificações necessária: andar sinceramente, praticar a
justiça, falar a verdade no seu coração, não difamar com a sua
língua, não fazer mal ao seu próximo, não aceitar que o seu semelhante seja
envergonhado, compactuar com as ações de homens impiedosos,
valorizar quem teme ao Senhor, pensar primeiramente nos outros, não se deixar
dominar pelo dinheiro, não incriminar um inocente e jamais ser corrompido. Já em I Coríntios 5:20, o apóstolo Paulo eleva esta questão a
um novo patamar fazendo a grandiosa revelação que somos mais que apenas
“cidadãos do céu”, e sim “embaixadores de Cristo” na Terra.
Um embaixador
nada mais é que um representante legal de um estado/nação, dentro de outro
estado/nação do qual ele não é originário. Partindo deste princípio, somos
cidadãos do céu, que temporariamente representamos nosso reino Celestial aqui
na Terra (João 17:11). Como tal, priorizamos por respeitar o código ético e
moral de nosso Reino original, os céus. Porém, como no momento, moramos numa
terra estrangeira, é preciso honrar as leis aqui estabelecidas, desde que as
mesmas não se confrontem com as leis celestiais. É neste ponto que a fidelidade
do cristão se horizontaliza, sendo demonstrada em todos os aspectos do seu
cotidiano. Fomos chamados para ser luz do mundo e sal da terra, fazer a
diferença, ser uma referência de ética e comprometimento (Mateus 5:13). Em seu famoso
sermão “A Casa na Montanha”, o pastor americano Martin Luther King disse que os
cristãos não devem ser meros termômetros, que avaliam a temperatura a sua volta
e nada faz para mudá-la, mas que deveríamos ser como termostatos, que após
avaliar a temperatura do ambiente, age para transformá-la. Sabemos que os
sistemas que regem o mundo foram entregas ao maligno, mas isso não deve nos
impedir de promover mudanças no meio em que vivemos, levando luz para um
cenário repleto de trevas.
Essa
influência passa primeiro pelos bons exemplos. O cristão tem por obrigação ser
um aluno dedicado, um profissional competente, um motorista cuidadoso, um
gestor eficiente, um benfeitor abnegado, bom pagador de suas dívidas, um
empregador complacente, um doador generoso, um eleitor consciente, um político
honesto, um homem respeitoso e respeitável, um adorador atemporal... É nas
pequenas coisas que mostramos nossa fidelidade... É em gestos e ações
cotidianas que as pessoas identificaram Cristo em nós... É honrando calendários,
horários e compromissos assumidos que honraremos também nossa cidadania
eternal. O que somos é sem dúvidas a mais eloquente de nossas mensagens.
Afinal, como já disse Agostinho: Pregue o Evangelho, se precisar, use palavras.
A adoração
como prioridade de vida
Maria procurou sentar-se
aos pés do Mestre em adoração. Resolveu priorizar a adoração em sua vida,
escolheu a boa parte (Lucas 10:41-42), o que não lhe seria tirada. A adoração
de Maria teve significado eterno, enquanto a tarefa de Marta nada significou
além daquela tarde especial. Hebreus 11 contém uma lista de heróis da fé do
Antigo Testamento e o primeiro deles é Abel. Ele foi um verdadeiro adorador.
Sua adoração estava de acordo com a vontade de Deus e o plano de Deus. Sua
oferta foi aceita por Deus. Isso é tudo o que sabemos sobre a vida dele. Esse
adorador “depois de morto ainda fala” (Hebreus 11:4). Vemos a grande diferença
entre adoração de Abel e Caim. Ambos eram pecadores e reconheciam o direito de
Deus à reverência e à adoração. Segundo a aparência exterior, sua religião era
a mesma até certo ponto, mas o registro bíblico nos mostra que a diferença
entre os dois era grande. Essa diferença estava na obediência de um e na
desobediência do outro. Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que
Caim. Abel aprendeu os grandes princípios da redenção. Viu-se como um pecador e
viu o pecado e sua pena de morte entre o seu coração e a comunhão com Deus.
Trazia morta a vítima, aquela vida sacrificada, reconhecendo assim as
reivindicações da lei que fora transgredida. Por meio do sangue derramado,
olhava para o futuro sacrifício – Cristo morrendo na cruz do Calvário.
Confiando na expiação que ali seria feita, tinha o testemunho de que era justo
e de que sua oferta havia sido aceita.
A segunda pessoa que
Hebreus relaciona é Enoque. Ele adorava a Deus através de seu andar. Ele andou
com Deus e viveu uma vida piedosa, fiel e dedicada. Um dia, ele andou da terra
para o céu! (Gêneses 5:21-24). O nome Enoque significa “dedicado ou
disciplinado”. Fiel ao significado do seu nome. Enoque dedicou-se a Deus e
disciplinou-se no meio de uma geração corrompida e perversa (Filipenses 2:15).
Andar com Deus significa ter um conhecimento cada vez mais íntimo dEle. Não se
pode andar dignamente com Deus sem primeiro ter um verdadeiro conhecimento de
quem Ele é e o que Ele deseja para nós (Colossenses 1:10). Enoque andou com
Deus, não uma vez por semana, mas diariamente em meio aos cuidados e as
responsabilidades da vida familiar normal. Enoque começou a andar com Deus com
a idade de 65 anos, após o nascimento de seu filho Matusalém, depois apara o
resto de sua vida terrena (300 anos). Nunca é tarde demais para começar a andar
com Deus (Gêneses 17:1). Enoque andou no caminho da justiça não como um
eremita, mas como um homem de família que viveu em uma idade pré-diluviana,
onde abundou o pecado e o mal!
O terceiro citado na
lista de adoradores é Noé. Quando pensamos em Noé, nos vem à mente a palavra
“trabalho”. Ele adorou a Deus com seu trabalho. Neste trabalho, estava a sua fé
e obediência. Passou 120 anos construindo a arca. Homem justo e íntegro.
Noé recusou seguir o caminho do mundo. Ele foi muito atento à vontade de Deus.
Quando Deus mandou fazer a arca. Noé obedeceu (Gêneses 6:22). Por esta fé
obediente, ele é usado como exemplo ao longo da história bíblica (Hebreus 11:7).
Ofereçamos sempre ao Eterno Deus um sacrifício de louvor, que é fruto dos
lábios que declare publicamente o Seu Nome. Quando analisamos a adoração em seu
foco direcionado a Deus, descobrimos que sua essência é simplesmente ação de
graças e louvor.
Vocês foram ressuscitados
com Cristo?
Comentário
Adicional
Pb. Bene
Wanderley
Esta lição, literalmente, tem um sabor de
despertamento espiritual para os últimos dias da igreja na Terra. Em meio a
tantos desencontros doutrinários e descrença por parte de muitos, nos deparamos
com a preciosidade deste ensinamento. Infelizmente, pelo grande desinteresse, poucos
crentes terão a oportunidade de aprender, ou até mesmo rever seu conceito do
que é a verdadeira adoração que agrada o coração de Deus. A falta de apetite
espiritual que toma conta de muitos filhos de Deus é incalculável, os prejuízos
decorrentes dessa falta também são desastrosos, pois o reino fica à mercê de
severos ataques infernais. Os textos divinamente inspirados deste estudo, são
de uma importância enorme, e se estudados com um sentimento de humildade e de
um profundo quebrantamento causará danos irreparáveis ao reino das trevas. Se
optarmos por praticar estes mesmos aconselhamentos, creio que veremos o
verdadeiro culto de adoração sendo restaurado em nossos templos.
Um dos textos bíblicos que me vem ao
coração em relação a adoração em tempo integral é o terceiro capitulo da carta
enviada aos crentes em Colosso. Creio ser esta a receita mais completa de uma
dieta saudável para todos que almejam ter uma vida de adoração em tempo
integral. O texto começa com uma
profunda e inquestionável pergunta: - Vocês
foram ressuscitados com Cristo? Se a nossa resposta for sim, o texto diz: -
“Então busquem as coisas que são dos
céus, busque as coisas que vem de cima, onde Cristo vive e está assentado à
direita do Pai. Pensem nas coisas lá do alto e não nas coisas terrenas”. (Colossenses
3:1-2.) A adoração que agrada à Deus, é a adoração que ocupa todo o nosso
espírito, alma e corpo. Isso envolve todos os aspectos de nossa vida. O
conceito atual de adoração é voltado somente para o louvor em forma de músicas,
só se diz que está adorando quando se está cantando ou tocando um instrumento
musical, ou qualquer outra coisa, como danças etc...... Mas, quando olhamos para o contexto bíblico, somos surpreendidos pois logo
nos pecamos em total desarmonia com a revelação bíblica. Ficamos literalmente
de cara no chão.
Outro texto bíblico de igual importância
e de um confronto colossal é I
Tessalonicenses 5:12-22. O tempo é o espaço não nos permite discorrer todos os
versículos aqui, mas vale ressaltar que o versículo 12 começa com um rogo, com
um apelo, um pedido urgente para os irmãos de Tessalônica acolherem com
carinho, com apreço os amados irmãos que trabalham na obra entre eles. Paulo os
exorta para que tenham um amor profundo e uma máxima consideração e que todos
procurem viver em paz uns com os outros. E este é um passo monumental no caminho
de uma vida em adoração de tempo integral. Espero sinceramente que os que lerem
esse artigo, confiram nas escrituras esses textos, afim de descobrir como
prestar um culto diário de adoração ao nosso Deus, pois este dever ser o almejo
de todo crente que verdadeiramente teve um encontro com Jesus e que ressuscitaram
com Cristo!
A centralidade
da adoração na Bíblia
Desde o início (Gênesis)
até a consumação (Apocalipse), a doutrina da adoração está entrelaçada na
urdidura e na trama do texto bíblico (Deuteronômio 6:4-5; Marcos 12:29-30). A
adoração no Antigo Testamento devia ser uma preocupação contínua para o povo de
Deus. O tabernáculo foi projetado para enfatizar a prioridade da adoração e
exclusivamente para a adoração. Era o lugar onde Deus se encontrava com Seu
povo. Usá-lo para qualquer outra coisa que não fosse adoração era considerado a
mais rude blasfêmia. No tabernáculo não havia assentos. Eles não iam até lá com
o objetivo de se entreterem. Eles iam ao tabernáculo para adorar a Deus e
servir-lhe. Se precisassem se reunir para qualquer outro propósito, eles o
faziam em outra parte. Em Gênesis, descobrimos q1ue a queda ocorreu quando Adão
falhou em adorar pela desobediência à única ordem dada pelo Eterno Deus. Em
Apocalipse, aprendemos que toda a história culmina numa comunidade eterna
adorando na presença de um Deus amoroso.
A organização do
acampamento sugere que a adoração era central a toda a atividade. O tabernáculo
se situava no centro do acampamento. Imediatamente a ele, ficavam os sacerdotes
que lideravam a adoração. Um pouco mais adiante do tabernáculo se posicionavam
os levitas, que estavam envolvidos no culto. Mais longe, ficavam dispostas as
várias tribos, cada uma de frente para o centro, o lugar da adoração. Tudo isso
nos ensina que quem usa a sua vida para qualquer outro propósito que não seja a
adoração, independentemente de quão nobre possa ser esse propósito, é culpado
de sério pecado. Olhando para a história, é impossível negar a necessidade, a
importância e a influência do culto na vida das pessoas. O mundo como
conhecemos foi moldado pelas crenças. Todos os acontecimentos políticos,
militares e sociais foram e ainda são motivados por crenças. Até mesmo o
ateísmo, que prega a inexistência de Deus, possui a sua forma de crença e
culto. Uma das práticas mais comuns e marcantes em qualquer cultura ou
sociedade é o culto religioso. Independente da crença e da época, em todas as
partes da terra o culto sempre foi algo muito presente e em muitos casos a
razão da existência de povos. Jesus ensinou a Marta e Maria que a adoração é a
única atividade essencial que deve ter precedência sobre qualquer outra
atividade da vida. E, se isso é tão importante na vida individual, quanto mais
será no contexto da reunião entre os cristãos, isto é, no culto que prestamos a
Deus na igreja!
No Novo Testamento, toda
a pregação está voltada para a adoração. A pregação é um aspecto insubstituível
de toda adoração coletiva (II Timóteo 4:2). Todo o culto deve girar em torno da
Palavra. Tudo mais é ou preparatório ou é uma resposta à mensagem das
Escrituras. Quando se permite que o teatro, a música, a comédia ou outras
atividades usurpem o lugar da pregação da Palavra, a verdadeira adoração sofre
inevitavelmente. Quando a pregação é submetida à pompa e à circunstância, isso
também impede a verdadeira adoração. Um culto sem Palavra é de valor
questionável. Além disso, uma “igreja” na qual a Palavra de Deus não é
regular e fielmente pregada, não é uma verdadeira igreja. É
fundamental que entendamos que a adoração deve ser em todo o tempo e que a
mesma atinge todas as áreas de nossa vida, isto é, devemos honrar a Deus em
tudo. Na mente de muitos cristãos hoje, a palavra adoração significa a parte
musical da ordem do culto, em contraste com o sermão ou o ofertório. O músico
principal é chamado de “líder da adoração”, distinto do pastor. A música é
logicamente, um meio maravilhoso de adoração, mas, a verdadeira adoração é mais
que apenas música.
Conclusão
A adoração precisa ser
compreendida como a somatória de tudo que fazemos. Nossas atitudes devem ser
transformadas em atos de adoração a Deus. É necessário que compreendamos que
nossa adoração é de tempo integral. Você nasceu para ser um adorador.
Vivemos para adorar.
Deus criou o homem para que este O adorasse. O combustível da adoração é a
comunhão com Deus. Uma comunhão verdadeira e despretensiosa começa em um lugar
secreto. Adoração é decidir investir a vida no Eterno. É quando nos
redescobrimos em Deus e todas as demais coisas são periféricas diante de tão
grande descoberta. Deus não procura adoração, mas adoradores. Para compreender
ainda mais os princípios da verdadeira adoração, participe deste domingo, 04 de dezembro de 2016, da Escola Bíblica Dominical.
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