segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Artigo - Os riscos de ser atleta de fim de semana


Segundo uma pesquisa publicada pelo JAMA, (Journal of American Medical Association) em 2011, atletas de fim de semana têm risco 2,7 vezes maior de desenvolver problemas cardíacos, por realizar esforços que sobrecarregam o coração sem estar acostumado a isso.

Esporte é sinônimo de saúde e bem-estar. Esta afirmação deixa de ser uma verdade universal quando o tema é atleta de fim de semana. Estes praticantes correm sérios riscos de sofrerem contusões e lesões musculares. Entorses, lesões no joelho, pé, ombro, coluna, tendinites e distensões musculares estão entre as mais frequentes entre aqueles atletas que utilizam apenas um dia da semana para praticar alguma atividade física.  Além disso a prática pontual de atividade física intensa pode aumentar os riscos de infarto do miocárdio e até de morte súbita.

Para evitar estas desordens, tente manter uma rotina esportiva de pelo menos três vezes por semana, busque orientação de um profissional de educação física, utilize material esportivo de qualidade e faça uma “check-up” antes de dar início aos treinos.

O ideal é intercalar, durante a semana, caminhadas e treinos de corridas, objetivando a melhora da parte cardiorrespiratória e exercícios de fortalecimento muscular como musculação e pilates, que resultarão no ganho e no aumento da resistência física e da massa magra, proporcionando ao indivíduo um equilíbrio muscular

Lembre-se de que a atividade física regular não apenas beneficia a condição cardiovascular, mas aumenta a massa óssea e muscular, combatendo a osteoporose e prevenindo a perda de massa magra inerente com o avanço da idade.

Élita Pavan



Nenhum comentário:

Postar um comentário