segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O que a Bíblia diz sobre o suicídio?

Durante a última semana, muitas mídias se dedicaram a debater o suicídio, suas motivações e causas. Mas pouco se avalia este tema sob a perspectiva bíblica. 

Usando como base um estudo publicado pelo site GOT QUESTIONS, iremos aqui abordar de forma imparcial este assunto tão polêmico, buscando respostas dentro da Bíblia Sagrada.

A Bíblia menciona seis pessoas específicas que cometeram suicídio:

Abimeleque (Juízes 9:54),

Saul (1 Samuel 31:4),

O escudeiro de Saul (1 Samuel 31:4-6),

Aitofel (2 Samuel 17:23),

Zinri (1 Reis 16:18),

Judas Iscariotes (Mateus 27:5).

Um fato interessante, é que cinco deles eram comprovadamente homens pecadores e perversos, que se deixaram corromper, e quanto ao sexto, não se sabe o suficiente sobre o escudeiro de Saul para fazer um julgamento a respeito de seu caráter. Alguns também consideram Sansão um exemplo de suicídio, mas o seu objetivo era matar os filisteus e não a si mesmo, conforme Juízes 16:26-31.

A Bíblia enxerga o suicídio da mesma forma que o assassinato, pois isso é exatamente o que ele é: auto assassinato. Dar e retirar a vida é atributo divino, e cabe apenas a Deus decidir quando e como uma pessoa deve morrer, e só o fato de tomar para si uma prerrogativa divina, já se caracteriza em um erro gravíssimo.

De acordo com a Bíblia, o suicídio não é o que determina se uma pessoa ganha ou não acesso ao céu. Se um descrente cometer suicídio, ele não fez nada mais do que “acelerar” a sua jornada para o lago de fogo. Entretanto, no fim das contas, a pessoa que cometeu suicídio estará no inferno por ter rejeitado a salvação através de Cristo, e não necessariamente por ter cometido suicídio.
Mas o que a Bíblia diz sobre um cristão que comete suicídio?

A Bíblia ensina que podemos ter a garantia da vida eterna a partir do momento em que verdadeiramente crermos em Cristo (João 3:16). Segundo a Bíblia, os cristãos podem saber que possuem a vida eterna sem qualquer dúvida (1 João 5:13), pois nada pode separar um cristão do amor de Deus (Romanos 8:38-39).  Muitos defendem a tese que, se nenhuma "criatura" pode separar um cristão do amor de Deus, e até mesmo um cristão que comete suicídio é uma "criatura", então nem mesmo o suicídio pode separar um cristão do amor de Deus. Assim, já que Jesus morreu por todos os nossos pecados, se um cristão verdadeiro, em um momento de crise e fraqueza espiritual, cometer suicídio, esse pecado ainda seria coberto pelo sangue de Cristo.

Temos porém que considerar o fato, que o suicídio é um grave pecado contra Deus. Segundo a Bíblia, o suicídio é assassinato; e assassinato é sempre errado e condenável. Deve-se ter sérias dúvidas sobre a autenticidade da fé de qualquer pessoa que afirmava ser um cristão, mas mesmo assim cometeu suicídio. Não há nenhuma circunstância que possa justificar que alguém, especialmente um cristão, tire a sua vida própria. Os cristãos são chamados a viver suas vidas para Deus e a decisão de quando morrer pertence a Deus e somente a Ele.

Embora não esteja descrevendo o suicídio, I Coríntios 3:15 é provavelmente uma boa descrição do que acontece com um Cristão que comete suicídio.

"Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo."

Em resumo: É melhor não arriscar!

www.gotquestions.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário