sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Uma Mulher Persistente


Coração de mãe é um dos mais poderosos motivadores conhecidos. Uma mulher siro-fenícia (ou cananeia) demostrou isso durante uma das jornadas instrutivas de Jesus. Não sabemos o seu nome, mas sabemos que essa mãe tinha muita coragem, persistência e iniciativa.

Com certeza a fama de Jesus havia se espalhado além da Palestina, e chegado até Tiro e Sidon, porem poucas pessoas transpunham as barreiras culturais e religiosas para aproximar-se Dele. A sírio-fenícia, foi exatamente uma dessas poucas.

Marcos 7:24-30 registra a história desta mulher que estava desesperada, pois sua filha era dominada por um espírito imundo, que flagelava a criança. 

Jesus estava naquela região em busca de um pouco de “sossego”, mas não pode se esquivar da determinação daquela estrangeira. Ela invadiu a casa onde o Mestre estava hospedado, lançou-se aos seus pés, e em lágrimas rogava pela libertação de sua filha.

Jesus, referindo-se ao fato que os judeus tinham prioridade no plano da salvação, disse a ela que não era justo retirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
A essa agressiva negativa, a mulher humildemente respondeu: - Eu sei, meu Senhor, mas os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, das migalhas deixadas pelos filhos...

Mas qual foi a motivação para que ela tomasse essa iniciativa por conta própria, e reagisse com tamanha humildade diante de tão grandioso insulto?

O seu coração de mãe.

Essa mulher enfrentou várias barreiras para chegar ali, e podemos destacar pelo menos três delas: ela era “gentia”, “cananeia” e “mulher”. Mesmo assim, ousou abordar ao Mestre com uma estratégia tríplice e fundamental:

Reconheceu Jesus como verdadeiro Rei, chamando o de Filho de Davi;
Reconheceu Jesus como seu Rei e Mestre, chamando o de Senhor;
Fez uma simples oração à Jesus: “Tem compaixão de mim, socorre-me!”

Isso comoveu o coração de Jesus. Isso comove o coração de Deus. Determinação e quebrantamento. Sua persistência durante esse breve encontro com Jesus revelou não somente sua determinação como mãe, mas também sua grande fé como “serva”. Nota-se aqui que não foi o amor por sua filha que impressionou Jesus, até porque essa atitude é praticamente instintiva. O Mestre se agradou sim, desta demonstração de carinho materno, mas se comoveu mesmo com a grandiosidade de sua fé, ao ponto de dizer para seus discípulos, que nem mesmo em Israel, havia encontrado uma fé parecida.

Essa mulher acreditou no Senhor, passou por cima por cima de humilhações e obstáculos, porem vislumbrou e confiou no Messias, reconhecendo em Jesus o seu Salvador, e declarando sua crença que Ele era o Deus único e verdadeiro.
Recebeu o que foi buscar e ao voltar pra casa, encontrou sua filha curada.

Deus tem um anelo especial para com o coração de uma mãe (Isaías 49:15). Mas antes de qualquer coisa, Ele tem compromisso com um coração cheio de fé.

Esse foi o segredo da sírio-fenícia, através de sua fé persistente e até mesmo obstinada, ela não desistiu.

E você?

Vai desistir diante das barreiras ou vais continuar seguindo em frente até realizar seus sonhos e alcançar seus ideais?

Pense bem e prossiga.

Bom fim de semana. Beijos.


Referências: Bíblia da Mulher (SBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário