domingo, 10 de agosto de 2014

Rei, Profeta e Sacerdote


Muito mais que apenas um chefe de família, o “PAI” é um embaixador de Deus dentro do lar. Logo ele é um representante legitimo do criador junto a sua família, e está honra se abraça com a necessite de atuar como o próprio Deus nos primórdios da criação, suprindo, instruindo, dialogando, cuidando, redarguindo e amando, exercendo uma tríplice função de cunho espiritual, que se fundem com todas as outras responsabilidades que recaem sobre seus ombros paternos.

Como REI ele governa sua casa, e domina soberano em seu trono de amor, intervindo nos momentos necessários, delegando com muita sabedoria responsabilidades menores aos seus liderados, sendo o exemplo a ser seguido, tomando frente nas batalhas diárias e providenciando paz, sustento e segurança para sua gente. Ele se torna o molde onde o caráter de seus filhos é moldado, e de sua herança nasce um legado, que se perpetua pela posteridade. Como todo bom rei, ele precisa reinar com equidade, justiça, honra e paixão. Seu “reino” é a razão de sua existência, e a felicidade de seu povo, a motivação de seu reinado.

Como PROFETA ele é a voz Deus para sua família o responsável por revelar os mistérios do Criador para os seus. E ele quem ensina os preceitos do Senhor para os seus rebentos, instruindo em todo caminho a ser trilhado, sendo o guia espiritual da próxima geração. Dele emana palavras de incentivo e também de repreensão, quando necessário. Ele anuncia necessidade de santificação e proclama o ano da aceitação. Ele foi ungido com óleo de alegria, para trazer as Boas Novas de Salvação, e com isso curar corações machucados e libertar aos que se encontram cativos com algemas emocionais.   É ele quem serve de força para o vaso mais frágil, que ora pelo seu povo, que intercede pelos seus filhinhos, que ministra benção sobre sua casa, e acima de tudo, é ele quem traz Deus para dentro de seu lar.

Como SACERDOTE, ele leva sua família para a Deus. Suas ações e palavras apontam o caminho para o céu. E ele quem pega seus filhos pela mão e os insere no seio da igreja. Ao pai cabe a responsabilidade de ensinar para sua prole o poder da oração e a virtuosidade do louvor. Caberá a ele os maiores sacrifícios, e revelar a sua descendência a Santidade de Deus, e através de seu próprio exemplo, demostrar que só seremos aceitos pelo Senhor, quando nos achegarmos a Ele em reverencia e temor, com o coração puro e quebrantado. É seu dever “encarar” o Todo Poderoso, enquanto os demais estão fora da tenda, e transmitir aos seus sucessores o conceito sagrado que Deus é imutável, porém devemos nos renovar em santidade e obediência todos os dias, e com isso nunca banalizar o que é Santo. Ele indica o caminho do Santuário, e ao chegar lá abre a porta, dizendo para a sua família: Bem vindos a Casa de Deus... Guardem vossos pés, pois este é um lugar santificado!

Feliz Dia dos Pais... Muito sucesso e felicidade neste seu árduo governo profético e sacerdotal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário