sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A Discípula Generosa


Dorcas é um nome usado para “gazela”, um pequeno antílope gracioso e veloz, conhecido por seus olhos radiantes e brilhantes. Dorcas (do grego) ou Tabita (hebraico/aramaico), aparentemente tinha uma boa fama. Lucas, o autor de Atos dos Apóstolos, chama Dorcas de “discípula” sendo esta, a primeira e única vez no Novo Testamento que tal título é usado para descrever uma mulher.

Ela vivia em uma bela cidade portuária. Por ser uma cidade costeira, Jope viu vários pais e maridos se arriscarem em águas perigosas. Muitos homens nunca retornaram do mar, deixando para trás órfãos e viúvas desolados e carentes. O coração de Dorcas estava voltado para o Senhor. Seu terno olhar conseguia ver as necessidades maiores das outras pessoas. Com mãos hábeis, essa discípula colocava sua fé em ação diariamente. 

Costurava belas túnicas e as distribuía ás crianças e viúvas da cidade.

Os habitantes de Jope amavam Dorcas, pela sua simples, porém valiosa ação de bondade e caridade. Um dia, ela adoeceu e veio a falecer; e suas amigas enlutadas, prepararam o seu corpo para o sepultamento e enviaram dois homens para a cidade de Lídia, a fim de buscarem o apóstolo Pedro. Ele veio rapidamente, e chegando até o corpo, ajoelhou-se diante dela e orou dizendo: “Tabita, levanta-te!”; e tomando Dorcas pela mão, Pedro a levantou e chamou suas queridas amigas para receberem sua companheira de volta para a vida. Que grande milagre!

Após este ocorrido, aquela cidade nunca mais foi a mesma. Com certeza muitos se voltaram para o Senhor e creram. Sem dúvida essa generosa discípula, dotada de mãos hábeis e de um coração voltado para o senhor, pegou sua agulha e linha e continuou o seu ministério benevolente e compassivo para todos os que viviam ao seu redor.

Não sei, mulher de Deus, o que você tem em suas mãos, mas seja qual, for use para o bem daqueles que te cercam e para a obra do senhor. Ainda que isso pareça ser a coisa menos importante para o mundo, mas para Deus é precioso e valioso.

Beijos à todas e bom final de semana.

(Referências: Bíblia da Mulher – SBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário