sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Visão Mulher: Uma vida com propósito


A Bíblia nos conta muitas histórias sobre mulheres. Principalmente daquelas que pareciam fracas e frágeis, mas que nos momentos decisivos se tornaram grandes guerreiras, demostrando enorme coragem e determinação. Hoje quero fazer menção de apenas uma delas, a mocinha judia que se tornou rainha persa. Seu nome hebraico é Hadassa (que significa “murta”), mas como nasceu e cresceu na Pérsia, recebeu nesta cultura estrangeira o nome de Esther, cujo significado é “estrela”. 

Essa jovenzinha órfã e humilde, nem se quer fazia idéia que havia sido escolhida pelo próprio Deus como peça estratégica de um elaborado plano, e que o propósito de sua vida era imensamente maior que qualquer um dos seus sonhos e projetos. Mesmo com toda a simplicidade e limitações, seu tio Mordecai, criou a pequena Hadassa cercada de carinho, afeto, atenção e amor, ensinando a sua sobrinha todos os preceitos do Senhor. Todo esse cuidado foi crucial quando Deus tirou a moça do anonimato e a colocou numa posição de grande evidência, fazendo-a rainha da maior nação de seu tempo.

Obviamente, como acontece em todo tempo e lugar, o inimigo de nossas almas tem seus instrumentos, e ele os usa ferozmente para tentar destruir quem tem propósitos. No caso de Esther, havia um homem chamado Hamã, que inspirado por forças maléficas, elaborou um terrível plano para exterminar toda a comunidade judaica que estava estabelecida na cidade de Suzã. O Rei Assuero, vitimado por sua própria vaidade e ignorando as reais intenções malignas de seu perverso conselheiro, acabou assinando um decreto que engenhosamente lavrava nas entrelinhas uma sentença de morte contra os judeus. Com a lei sancionada, Hamã pode colocar em prática seu plano vil, preparando ele mesmo uma forca para matar seu maior desafeto: Mordecai.

Acontece que a nova rainha da Pérsia também tinha origem hebreia, e quando soube desta terrível notícia, entendeu que sua vida estava em risco, pois ela seria assassinada juntamente com seu povo. Então ela se pôs a jejuar, buscando uma forma de ajudar sua gente. Esther toma então uma decisão muito arriscada. Sem nenhum convite do rei, ela adentra na sala do trono, numa atitude que poderia ser interpretada pelo monarca como um ato de insubordinação, e o castigo poderia ser a morte, caso Assuero à rejeitasse.

Mas Deus estava neste negócio e Esther alcançou graça aos olhos do rei, que a recebeu carinhosamente, e ainda se propôs a realizar um desejo de sua rainha.  Ela então o convidou para um grande jantar, e pediu que Hamã também estivesse presente. Durante o banquete, Esther revelou ao rei os detalhes escusos do plano nefasto elaborado contra os judeus. Ao tomar conhecimento da emboscada preparada por seu conselheiro mal intencionado, o monarca se enfureceu grandiosamente, ordenando que Hamã e sua família fossem imediatamente executados. Como não podia revogar sua própria lei, ele então editou um novo decreto, autorizando aos judeus a lutarem por suas vidas, quando a investida persa batesse em suas casas. E eles lutaram bravamente, e prevalecendo contra os seus inimigos, e assim tudo voltou a ser calmaria no território hebreu.

Assim como Esther, nós mulheres de hoje, também nascemos com um propósito de Deus em nossas vidas. Nenhuma de nós viemos a este mundo por obra do acaso ou por conta de um mero acidente. Temos encravado em nossa essência um grande valor, e é Deus que primeiro enxerga esse mérito. Podemos até ter fraquezas, mas Ele nos fortalece. Somos pequenas, é verdade, mas Deus é muito grande. A estrada a nossa frente é grande e sinuosa, mas o Senhor está conosco a todo momento, e sempre nos socorre quando precisarmos dele.

Então, mulher querida, erga sua cabeça e saiba que você é uma escolhida e amada por Deus. Se coloque diante Dele com coragem, e o deixe usa-la em seus propósitos, como um instrumento de grande valor. Deus tem grandes planos, e você faz parte deles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário