quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Quarta Forte: Filipenses 4:13

Posso todas as coisas naquele que me fortalece. (Filipenses 4:13)

Este versículo tão conhecido, é muito usado em sermões e palestras para nos encorajar e nos ensinar que podemos todas as coisas no Senhor, aquele que nos fortalece, e geralmente quem o usa, tende a inseri-lo num contexto de positivismo e sucesso, anexando o texto com as conquistas que almejamos. Infelizmente, poucos se dão conta do que Paulo realmente quis dizer com estas palavras, sendo que o sentido literal da expressão, está ligada com os versos adjacentes, e jamais pode ser interpretado fora de seu contexto. Para isso, é necessário conhecer dos versos 10 ao 14:

Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.

Quem já leu o Novo Testamento, sabe que Paulo passou por momentos muito difíceis em sua trajetória cristã, como tentativas de assassinato, fugas e prisões, sendo que grande parte de suas cartas foram escritas exatamente quando estava preso. Neste verso específico, ele fala que sabe tanto ter abundância, quanto padecer em necessidade; ter fartura, assim como ter fome, e ele estava capacitado a passar por todas essas coisas, pois nos piores (e nos melhores) momentos de sua vida, era fortalecido pelo Senhor.

E esta é a verdadeira essência deste versículo.

Sim, ele é uma afirmação de vitória, mas da vitória da fidelidade sobre a incerteza, mesmo naquelas horas que aparentemente Deus nos abandonou. É quando olhamos para a tempestade, para o deserto e para a provação e dizemos: Vou passar por ali com imensa alegria, pois posso todas as coisas naquele que me fortalece.

É fácil confiar em Deus quando estamos vivendo em abundância, mas confiar na hora da necessidade é sinal de fé, e o exemplo de Paulo deve nos fazer refletir sobre nossa postura diante das situações da vida.  Devemos nos refugiar ainda mais em Deus nos períodos de crise, e é nesses dias que nossa fé precisa gritar mais alto que nosso medo e incredulidade, confiando que por mais que o homem possa falhar, Deus nunca falha, Ele é fiel em tudo, e nos torna capazes de enfrentar “TUDO” Portanto, podemos todas as coisas naquele que nos fortalece, e nosso Deus e Eterno Pai, seja na paz ou tribulação, abundância ou necessidade, dará força para nos manter de pé, participando ativamente de nossas aflições.

E foi esta palavra de fé que fechou a Quarta Forte deste dia 27/08/2014, que contou com muitos louvores abençoados, e a ministração do Pr. Luiz Carlos Cândido. Podemos todas as coisas naquele que nos fortalece, mas é preciso viver por Ele e para Ele, e então a força dele, nos fará capaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário