quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Quarta Forte com Ev. Carlos Silva


Deus conhece o seu potencial. Esta é uma frase que pode resumir bem a QUARTA FORTE realizada neste dia 10 de agosto de 2016. Mais uma festa de louvor e adoração que contou com a participação especial da cantora Cléo Soares, e dos levitas locais Bene Wanderley e da dupla Aline & Erica.

A ministração da noite ficou a cargo do cantor e preletor Ev. Carlos Silva, que inspirado pelo Senhor no contexto de Isaías 43, ministrou uma palavra de encorajamento, nos falando sobre o poder de transformação do nosso Deus na vida do homem que ouve sua voz e a obedece.

Nenhuma nação no mundo, tem uma história tão rica quanto Israel. Exatamente por este motivo, os judeus sempre foram muito leais as suas tradições e enraizados em suas culturas desde os tempos antigos. Existe nobreza na preservação da identidade, e honra no respeito ao patriarcado. O problema é quando o passado nos impede de olhar para o futuro.

Isaías viveu num tempo de exortação ao arrependimento e promessas de renovação. Mas antes de se construir algo novo, era preciso derrubar pilares antigos. Israel se viu cercado por grandes tribulações, e recebeu  através do profeta, uma resposta dura para a causa de suas mazelas, atingindo como uma pedra pontiaguda o coração daquele povo:

- Quem entregou Jacó por despojo, e Israel aos roubadores? Porventura não foi o Senhor, aquele contra quem pecamos, e em cujos caminhos eles não queriam andar, e cuja lei não queriam observar? Pelo que o Senhor derramou sobre Israel a indignação da sua ira, e a violência da guerra; isso lhe ateou fogo ao redor; contudo ele não o percebeu; e o queimou; contudo ele não se compenetrou disso (Isaías 42:25).

Porém, Deus faz a chaga, e também verte o balsamo da cura. Enquanto Israel se lamentava por seus erros, e se desesperançava com o futuro em decorrência de seu passado, mais uma vez o Senhor brada dos céus, reacendendo a chama da esperança no coração de seu povo:

- Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo (Isaías 43:18-19).

Que promessa gloriosa. Deus quebra as algemas do passado e nos dá a liberdade de um novo dia. Ele transforma caos em ordem, choro em alegria, lágrimas em sorrisos, escuridão em trevas, erros em novas oportunidades. Mesmo que uma multidão de pecados cubra nossa vida, o amor de Deus cobre uma multidão de pecados.

E a transformação que Deus promove no homem que aceita sua misericórdia, vai além de um nascer do sol bonito. O Senhor também promove uma mudança completa na geografia de nossa vida. Um caminho florido surge no meio no deserto, e rios correrão por lugares áridos. O passado do deserto é escassez e tribulação, mas o futuro do crente que esta nele, é caminho com destino glorioso e água cristalina pra se refrigerar.

O deserto não acontece por acidente, Ele está previsto na agenda de Deus, pois faz parte do cronograma divino para nossas vidas, afinal, quando nos vemos frente à frente com o temível mar de areia, e a única opção é enfrentá-lo, aprendemos a depender  e confiar exclusivamente no Senhor. Exatamente por isso, de tempos em tempos, é o próprio Deus quem nos conduz ao deserto, a escola de ensino superior do Espírito Santo, onde Deus treina e capacita seus melhores soldados.

O deserto te molda, e você sai dele um cristão melhorado, autêntico e genuíno; pois o orgulho, a vaidade e o egoísmo viram cinzas no calor das areias. No deserto somos lentamente lapidados, purificados e preparados; sem pressa; no tempo perfeito do Senhor, pois não existem meios termos. Ou somos sustentados por Deus ou então morremos de fome. Suas fontes podem sim estarem completamente secas, mas as de Deus estarão sempre jorrando. Suas provisões podem estar chegando ao fim, mas o provedor continua cuidando de você a cada instante. Deus jamais nos levará ao deserto ao bel prazer. Deserto é aprendizado para algo grande dentro do Reino.

Deus não fabrica super-crentes industrializados, pelo contrário, seu processo é rústico e artesanal, à base de fogo, marreta e bigorna. Somos aquecidos ao limite no fogo, postos sobre a bigorna e moldados na marretada... E isso dói demais, porém o resultado é grandioso. Então, quando for enviado ao deserto, vá SORRINDO! 

Deserto é lugar de milagres, onde o poder de Deus se aperfeiçoa em nossas fraquezas e limitações. Na escola de Deus só entram os melhores alunos. Se ele te matriculou nela, sinta-se honrado. Estude muito, seja disciplinado, supere-se em cada avaliação e seja aprovado com louvor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário