domingo, 27 de março de 2016

EBD - Fruto do Espirito (Novo Trimestre)



Vai começar um novo trimestre da Escola Bíblica Dominical, trazendo o tema FRUTO DO ESPÍRITO – Destacando os aspectos do caráter cristão na era da pós modernidade.

Muitos cristãos dedicam suas vidas na busca de dons, unção e poder, mas se esquecem da necessidade da frutificação. Ainda mais diante de cenário caótico e mundano, que se instala até mesmo dentro das igrejas. Se os DONS são presentes de Deus para nós, os FRUTOS são presentes nossos para Deus; obras que produzimos para Honra e Glória do Senhor e como testemunho de nossa fé junto aos ímpios. Ambos, DONS e FRUTOS devem coexistir em nossa vida, pois são complementos um do outro, faces da mesma moeda. Ambos devem caminhar parelhados, simultaneamente, pois quando um deles falta, o outro estará comprometido.  Entretanto, o termômetro de espiritualidade e santificação, seja de um indivíduo ou de toda uma congregação, não são os DONS; pois a qualidade de uma árvore deve ser avaliada pelos Frutos que produz, e não pelos enfeites que penduramos nela.

O pecado afetou consideravelmente a imagem de Deus em nós, nos levando a produzir obras carnais. Através do novo nascimento e da produção continua de Frutos Espirituais o caráter de Cristo é refeito no homem. O Fruto Espiritual é uma prova eficaz que estamos progredindo em nosso processo de santificação, tornando nossa maturidade espiritual perceptível. A partir do exato momento de uma conversão genuína, a frutificação já começa a se manifestar.

Este fruto pode ser descrito como uma tangerina com nove gomos ou um belo cacho com nove uvas muito viçosas, sendo esta uma condição irrevogável e sem concessões. Um fruto com apenas oito gomos ou um cacho com apenas oito uvas, logo é um fruto defeituoso, produzido por uma árvore de qualidade duvidosa.  Uma árvore que produza frutos incompletos será desqualificada, desarraigada e lançada ao fogo. Assim, a avaliação de nosso caráter para fins de juízo ou galardão se dará pelo minucioso exame dos frutos que produzimos ao longo de nossas vidas. Mas como deve saber se um fruto produzido apresenta uma qualidade perfeita? Ora, este fruto só será completo e de qualidade inquestionável se for constituído por nove elementos essenciais para o desenvolvimento do nosso caráter cristão: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperanças.

O comentarista deste trimestre é o Pr. Israel Maia, psicanalista, teólogo, membro da junta conciliadora e do conselho de educação da CONEMAD-RJ, membro da sociedade psicanalista para estudos freudianos do estado do Rio de Janeiro, pastor presidente da Assembleia de Deus em Bento Ribeiro-RJ, professor de diversas matérias teológicas, articulista e conferencista.

A aulas em nossa igreja, acontecem aos domingos, a partir do dia 03 de abril, sempre as 9:00 horas, e serão lecionadas pelos seguintes professores: Pb. Miquéias Daniel Gomes, Pb. Bene Wanderley, Pb. Paulo Oliveira, Pr. Wilson Gomes e Dca. Roseane Costa. Haverá classes especiais para jovens e adultos, e estudos completos com comentários adicionais serão postados toda quinta-feira, na nossa página da EBD.


Palavra do Comentarista
Pr. Israel Maia

O uso descontrolado da Internet tem levado muitos à escravidão, a um mergulho em uma atmosfera de falsidade, hipocrisia, adultérios, etc. É verdade que a tecnologia pode nos aproximar com maior rapidez de fatos, eventos e formas de comportamento, entretanto, a nossa vida precisa ser norteada pelo Criador. 

Ao permitirmos que nossa vida seja conduzida pelos princípios das Escrituras, alcançamos o patamar exigido pelo Senhor àqueles que buscam ter uma comunhão perfeita com Ele. Uma vida que visa promover o amadurecimento do fruto do Espírito Santo tem em si o crescimento espiritual necessário para vencer as artimanhas do inimigo. Que esta revista sirva como instrumento para esclarecimento e um meio de enxergar as armas ocultas utilizadas pelo diabo. Viver o fruto do Espírito é trilhar o caminho escolhido por Deus para que tenhamos uma vida perfeita e vitoriosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário