Revista Jovens e Adultos nº 100
- Editora Betel
Mateus - Lição 01
Comentarista: Bp. Manuel Ferreira
Comentários Adicionais
Pb. Miquéias Daniel Gomes
Pb. Bene Wanderley
Texto Áureo
Mateus 4:23
E percorria Jesus toda a
Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e
curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
Verdade Aplicada
O evangelho de Mateus demonstra
que o Senhor Jesus é o Rei prometido previsto no Antigo Testamento.
Textos de Referência
Mateus 4:23-25
E percorria Jesus toda a
Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e
curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
E a sua fama correu por toda a
Síria, e traziam-lhe, todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades
e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos e ele os curava.
E seguia-o uma grande multidão da
Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia e de além do Jordão.
Visão Panorâmica
dos quatro Evangelhos
Comentário Adicional
Pb. Miquéias Daniel Gomes
A palavra “EVANGELHO” tem sua origem no grego EVANGELION, e
significa "Boa Notícia", "Boa Nova" ou "Boa
Mensagem". No Cânon Sagrado, “OS EVANGELHOS” é a primeira classe de
livros do Novo Testamento, sendo um conjunto de quatro obras distintas que
abordam o mesma tema: A chegada do Reino
dos Céus através de Jesus Cristo.
Quando os três primeiros evangelhos são comparados –
Mateus, Marcos e Lucas – percebe-se que as narrativas são bem semelhantes em
conteúdo e expressão, por isso, eles são chamados de “Evangelhos Sinóticos”. A
palavra “sinótico” significa basicamente "ver juntos com uma visão comum". Todos eles apresentam
elementos da humanidade de Cristo, seu ministério terreno, seus ensinamentos,
seus familiares e sua atuação social. O quarto Evangelho foi escrito por João,
e apresenta uma visão diferente de Cristo, focando-se em sua divindade. Os evangelhos
canônicos são as maiores fontes históricas sobre Jesus, tecendo um panorama geral sobre de sua vida, desde a anunciação
de seu nascimento, até as últimas instruções a seus discípulos após a ressurreição.
Até existem diversos relatos paralelos sobre a vida de Jesus, incluindo alguns "evangelhos", que foram excluídos do Cânon Sagrado por
suas discrepâncias teológicas e doutrinárias, (sendo os mais conhecidos deles, “O
Proto-Evangelho de Tiago”, “O Evangelho de Tomé”, “O Evangelho de Felipe”, “O
Evangelho Gnóstico de João”, o “Evangelho de Maria Madalena” e o “Evangelho de
Judas”); mas nenhum deles apresenta credibilidade canônica . Para um livro estar no cânone sagrado foram
observados alguns elementos cruciais. No caso do Velho Testamento, foi
considerado se o livro fazia parte do cânon hebraico, se ele foi citado por
Jesus ou seus discípulos e se seus ensinamentos não contradiziam outros livros.
Para o Novo Testamento os critérios
foram ainda mais exigentes.
O autor precisaria ser um apóstolo ou ter tido ligação
direta com um deles. O livro precisaria ser aceito pelo Corpo de Cristo como um
todo. O conteúdo obrigatoriamente deveria ser de consistência doutrinária e
ensino ortodoxo. O livro teria que conter provas de alta moral e valores
espirituais que refletissem a obra do Espírito Santo. Foram exatamente estes
critérios que separaram o que hoje consideramos “sagrados” dos chamados “apócrifos”.
Após este filtro, apenas quatro evangelhos resistiram ao exigente crivo,
tomando parte na versão definitiva do Novo Testamento a partir do ano 363 d.C. Mas, apesar da uniformidade encontrada nos evangelhos, cada escritor usou recursos literários
bem específicos para abordar aspectos diferentes da vida de Jesus. Assim,
estudando todos eles em conjunto, temos um panorama completo do ministério de
Cristo. É importante entender que os evangelhos não apresentam apenas um quadro
das atividades de Jesus, nem tampouco são biografias técnicas.
Mateus escreveu para uma audiência hebraica, por isso fez questão de destacar a genealogia de Jesus e o cumprimento das profecias do Velho Testamento, que comprovavam o fato de Cristo ser o tão esperado Messias. Mateus é enfático ao indicar a linhagem real de Jesus, identificando-o como o “Filho de Davi” que ocuparia para sempre o trono de Israel (Mateus 9:27; 21:9). Marcos, era sobrinho de Barnabé, amigo de Pedro e discípulo de Paulo, o que fez dele uma testemunha ocular dos eventos da vida de Cristo. Escrevendo para os pagãos, enfatizou Jesus como o servo sofredor, aquele que veio não para ser servido, mas para servir e entregar sua vida como resgate por muitos (Marcos 10:45). Lucas, o “médico amado”, era um pesquisador esmerado, exímio historiador e amigo íntimo de Paulo. Ele compilou cronologicamente os principais eventos da vida de Cristo baseado no testemunho daqueles que acompanharam em loco os eventos por ele pesquisados (Lucas 1:1-4). Lucas é o mais “histórico” e “preciso” dos Evangelhos, e se refere com frequência a Cristo como o "Filho do Homem", enfatizando sua humanidade. O Evangelho do João é o mais teológico de todos, identificando Jesus Cristo como o “Filho de Deus”. Num período da história onde os gnósticos proclamavam que Jesus fora apenas “humano”, João escreve seu testemunho pessoal, enfatizando a divindade de Cristo: - Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (João 20:30-31).
Mateus escreveu para uma audiência hebraica, por isso fez questão de destacar a genealogia de Jesus e o cumprimento das profecias do Velho Testamento, que comprovavam o fato de Cristo ser o tão esperado Messias. Mateus é enfático ao indicar a linhagem real de Jesus, identificando-o como o “Filho de Davi” que ocuparia para sempre o trono de Israel (Mateus 9:27; 21:9). Marcos, era sobrinho de Barnabé, amigo de Pedro e discípulo de Paulo, o que fez dele uma testemunha ocular dos eventos da vida de Cristo. Escrevendo para os pagãos, enfatizou Jesus como o servo sofredor, aquele que veio não para ser servido, mas para servir e entregar sua vida como resgate por muitos (Marcos 10:45). Lucas, o “médico amado”, era um pesquisador esmerado, exímio historiador e amigo íntimo de Paulo. Ele compilou cronologicamente os principais eventos da vida de Cristo baseado no testemunho daqueles que acompanharam em loco os eventos por ele pesquisados (Lucas 1:1-4). Lucas é o mais “histórico” e “preciso” dos Evangelhos, e se refere com frequência a Cristo como o "Filho do Homem", enfatizando sua humanidade. O Evangelho do João é o mais teológico de todos, identificando Jesus Cristo como o “Filho de Deus”. Num período da história onde os gnósticos proclamavam que Jesus fora apenas “humano”, João escreve seu testemunho pessoal, enfatizando a divindade de Cristo: - Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (João 20:30-31).
Quem foi Mateus?
Teremos ao longo desta primeira
lição a fascinante oportunidade de estudar e meditar no evangelho de Mateus,
também denominado: evangelho do Reino. Tradicionalmente, Mateus é o autor do
primeiro evangelho do Novo Testamento, como se configura em nossas Bíblias. Seu
nome significa “dom de Deus”. Ele foi cobrador de impostos antes de se
converter em discípulo do Senhor Jesus. Ele apresenta Jesus e Seus discursos da
maneira mais pedagógica possível. O seu evangelho é o do Reino dos Céus. Mateus
trabalhava na coletoria de impostos para o governo romano (Mateus 9:9), um
cargo publico. Por esse motivo, ele era chamado de “o publicano” (Mateus 10:3).
Devemos compreender que cobrar impostos para um império pagão e opressor era
considerado ato de traição. Daí o motivo de os publicanos serem objetos de ódio
dos judeus em geral. Mas, ao que parece, Mateus não era um publicano comum,
pois logo que passou a seguir a Jesus Cristo muitos publicanos foram ouvi-lo
com apreço (Mateus 9:9-13). Muito provavelmente, ele foi um chefe de
recebedoria de impostos. Isso significa que ele tinha outros publicanos os
quais chefiava. Porém, se isso não for verdade, ficava claro que de qualquer
maneira Mateus era um homem de grande influência em seu setor de trabalho. Isto
porque, ao seguir o Senhor Jesus, muitos se dirigiam para ouvir o Mestre de
Nazaré. Dessa maneira, Jesus teve que defendê-los das críticas farisaicas que
os taxavam como pecadores e traidores da nação, ou seja, pessoas indignadas de
se buscar convivência (Mateus 18:17; 21:31).
Ao atender o chamado do Senhor
Jesus, Mateus veio a ser um dos doze apóstolos. Ele é citado em parceria com
Tomé quando enviado a evangelizar “as ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus
10:3: Marcos 3:18 / Lucas 6:15). Os evangelhos não demonstram grande
participação de Mateus no dia a dia do ministério do Mestre. Isso, porém, não
significa que ele não fosse participativo. Pelo que foi visto acima, ele
conduziu várias almas ao Senhor Jesus, assim como Tomé, seu companheiro, que
tinha vários condiscípulos (João 11:16). Originalmente, Mateus é chamado de
Levi filho de Alfeu, no evangelho de Marcos e Lucas (Marcos 2:14-17 / Lucas 5:27-31). Não se sabe o porquê Mateus é
chamado de Levi primeiramente. Os fatos narrados por Marcos e Lucas em relação
à conversão de Levi são os mesmos contados no primeiro evangelho. Tiago também
era chamado de filho de Alfeu, mas isso não significa que Levi e Tiago fossem
irmãos. Caso fossem, isso seria apontado mais claramente, assim como no caso de
Tiago e João, filhos de Zebedeu. O mais importante aqui é notar como uma pessoa
odiada e desprezada pode se tornar-se tão útil ao entregar-se ao Senhor Jesus
Cristo. Essa discussão sobre o nome (Mateus ou Levi) e sobre ser ou não irmão
de Tiago é, portanto, uma discussão inócua, nada acrescenta.
Sem dúvida, o evangelho de Mateus
é de inestimável valor. Não é à toa que o evangelho de Mateus foi aceito e
popularizado pela Igreja Primitiva. O fato de o escritor ter pertencido ao
grupo dos doze apóstolos, ser uma testemunha ocular de boa parte dos fatos e
ter um estilo didático de escrever contribuiu para que essa obra
fosse tão amplamente lida, aceita e amada. Alguns atestam que este evangelho
fora primeiramente escrito em aramaico e depois traduzido para o grego.
Infelizmente, hoje não restam documentos que comprovem isso. Todavia, o certo é
que desde bem cedo a Igreja identificava o escrito como o “Evangelho de
Mateus”. O fato de Mateus ser uma testemunha ocular contribuiu para a aceitação
e popularidade de sua obra entre as igrejas dos primeiros séculos. O apóstolo
Mateus se ocupou em escrever de modo didático, isto é, de maneira, que
facilitasse a assimilação do seu conteúdo. Com essa didática, o livro favorece
inclusive a memorização do seu conteúdo.
Peculiaridades do
Evangelho de Mateus
Comentário Adicional
Pb. Miquéias Daniel Gomes
Não era fácil ser cristão vivendo
entre os judeus. Quando Jesus começou a ministrar na Galileia, colocou em
polvorosa o judaísmo, com uma mensagem que ia de encontro a pontos salientes do
sistema político-religioso dos judeus. Numa sociedade machista, Jesus agregava
mulheres ao seu círculo privilegiado de discípulos. Para a milenar lei do “olho por
olho”, Cristo apresentou uma alternativa nada ortodoxa: “amar seus inimigos”.
Jesus fez amizade com publicanos e foi amigável com mulheres pecadoras, e com
isso, “afrontou” a poderosa classe farisaica, pilar da religião predominante em
Israel. Incompreendidos pelos religiosos e temidos pelos políticos, os cristãos
se tornaram uma seita controversa, gerando uma “curiosidade temorosa” em boa
parte da população. Mateus escreveu seu evangelho exatamente para “eliminar” as
dúvidas existentes sobre a pessoa de Jesus, e tornar pública a história que os
líderes religiosos tentavam esconder. A introdução de seu livro apresenta Jesus
como “filho de Davi”, traçando uma linha linear da genealogia de Jesus,
passando por 42 gerações, até o patriarca Abraão. Com isso, deixa claro que
Cristo é por direito o REI DOS JUDEUS, o ocupante definitivo do Trono de Davi
(II Samuel 7:12).
Seguindo a visão agregadora de Jesus, Mateus surpreende seus leitores listando em sua genealogia não apenas o nome dos patriarcas de cada família, mas também inserindo nela algumas mulheres notáveis: Raabe, Rute, Bete-Seba e Maria. Algo lindo a ser notado em meio ao emaranhado de nomes relacionados em Mateus 1:2-16, é notar que entre figuras históricas e heróis nacionais (Isaque, Jacó, Judá, Davi, Salomão, Josafá, Ezequias, Josias e Zorobabel), aparecem também alguns nomes improváveis para a árvore genealógica de um “Messias”. Raabe foi uma meretriz (Hebreus 11:31), Rute era moabita (povo abominado por Deus em decorrência de suas perversidades - Hebreus 23:3), Salomão era filho de um casal adúltero (Davi e Bete-Seba), Manassés e Amom foram reis de grande depravação moral, e Jeconias era portador de uma maldição sobre sua descendência (Jeremias 22:30). Mesmo assim, o Cristo emerge triunfante desta geração, provando que nele reside o poder de suplantar toda maldição e apagar todos os pecados.
Ao contrário de outros evangelistas, Mateus não ocupa seu tempo em explicações sobre costumes judaicos, o que nos dá a certeza que seu público alvo conhecia bem todos estes ritos. Emprega constantemente as terminologias judaicas “Reino dos Céus” e “Pai Celestial”, realçando o papel de Jesus como Filho de Davi. Mateus se mostra determinado a comprovar que em Cristo se cumpriam as profecias concernentes ao Messias Prometido desde os tempos antigos. Para isso, o evangelista faz 29 referências ao Antigo Testamento, sendo que em 13 delas, ressalta que o acontecimento “se deu para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas”. Com isso, Mateus pode ser considerado o Evangelho da transição, ou seja, uma ponte que liga o Antigo ao Novo Testamento, tornando sua localização dentro da Bíblia muito mais simbólica e estratégica.
Mas embora Mateus tivesse como destinatários originais os judeus, seu Evangelho tem inegável alcance universal. Mateus registra a visita dos sábios vindos do oriente, evidenciando que a chegada de Jesus ao mundo foi uma benção destinada a toda humanidade. Seu Evangelho é também uma referência no que tange a grande comissão de Jesus, ordenança que abarca cristãos de todas as eras e em todos os tempos - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28:19). Segundo estudiosos, os escritos de Mateus podem ter servido como manual de ensino para as primeiras comunidades eclesiásticas, sendo que por esta razão, o Evangelho de Mateus se mostrou popular já em meados do século II, sendo o preferido da igreja primitiva .
Seguindo a visão agregadora de Jesus, Mateus surpreende seus leitores listando em sua genealogia não apenas o nome dos patriarcas de cada família, mas também inserindo nela algumas mulheres notáveis: Raabe, Rute, Bete-Seba e Maria. Algo lindo a ser notado em meio ao emaranhado de nomes relacionados em Mateus 1:2-16, é notar que entre figuras históricas e heróis nacionais (Isaque, Jacó, Judá, Davi, Salomão, Josafá, Ezequias, Josias e Zorobabel), aparecem também alguns nomes improváveis para a árvore genealógica de um “Messias”. Raabe foi uma meretriz (Hebreus 11:31), Rute era moabita (povo abominado por Deus em decorrência de suas perversidades - Hebreus 23:3), Salomão era filho de um casal adúltero (Davi e Bete-Seba), Manassés e Amom foram reis de grande depravação moral, e Jeconias era portador de uma maldição sobre sua descendência (Jeremias 22:30). Mesmo assim, o Cristo emerge triunfante desta geração, provando que nele reside o poder de suplantar toda maldição e apagar todos os pecados.
Ao contrário de outros evangelistas, Mateus não ocupa seu tempo em explicações sobre costumes judaicos, o que nos dá a certeza que seu público alvo conhecia bem todos estes ritos. Emprega constantemente as terminologias judaicas “Reino dos Céus” e “Pai Celestial”, realçando o papel de Jesus como Filho de Davi. Mateus se mostra determinado a comprovar que em Cristo se cumpriam as profecias concernentes ao Messias Prometido desde os tempos antigos. Para isso, o evangelista faz 29 referências ao Antigo Testamento, sendo que em 13 delas, ressalta que o acontecimento “se deu para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas”. Com isso, Mateus pode ser considerado o Evangelho da transição, ou seja, uma ponte que liga o Antigo ao Novo Testamento, tornando sua localização dentro da Bíblia muito mais simbólica e estratégica.
Mas embora Mateus tivesse como destinatários originais os judeus, seu Evangelho tem inegável alcance universal. Mateus registra a visita dos sábios vindos do oriente, evidenciando que a chegada de Jesus ao mundo foi uma benção destinada a toda humanidade. Seu Evangelho é também uma referência no que tange a grande comissão de Jesus, ordenança que abarca cristãos de todas as eras e em todos os tempos - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28:19). Segundo estudiosos, os escritos de Mateus podem ter servido como manual de ensino para as primeiras comunidades eclesiásticas, sendo que por esta razão, o Evangelho de Mateus se mostrou popular já em meados do século II, sendo o preferido da igreja primitiva .
As origens e o
propósito do Evangelho
As questões apresentadas a seguir
quanto ao Evangelho são esclarecedoras para o importante estudo das Escrituras
Sagradas. Veremos que, embora em nossas bíblias o evangelho de Mateus seja o
primeiro do Novo Testamento, ele não foi de fato o primeiro evangelho a ser escrito.
O evangelho de Mateus foi escrito depois do de Marcos. A data provável para que
o evangelho de Marcos tenha sido escrito foi 50 d.C. ou pelo menos uma data
antes do ano 60. Enquanto que o de Mateus foi escrito por volta de 70 d.C.,
logo após a queda do templo de Jerusalém. É importante compreender que essas
datas não são categóricas, mas apenas aproximadas. Porém é levado em
consideração vários depoimentos dos escritores dos primeiros séculos chamados
de “pais da Igreja”. Mesmo assim, não se tem a certeza de em qual ano foi
escrito este maravilhoso evangelho. O evangelho de Mateus tem credibilidade
total por parte dos cristãos desde os primórdios da Igreja cristã. Diferente de
outros que, por exemplo, não entraram para o Cânon (rol) dos livros
considerados inspirados, tais como o evangelho de Pedro, o evangelho de Tomé,
etc.
O livro de Mateus foi escrito
para a cristandade em geral, porém, quando o autor o escreveu, ele pensou
primeiramente nos cristãos judeus, mas não deixou de fora os gentios, visto que
a essa época o cristianismo já alcançara projeção no Império Romano a ponto de
sofrer perseguição por parte de Nero. Se considerarmos o fato de que Mateus
evangelizou prioritariamente os judeus após a ascensão do Senhor Jesus, o que,
segundo alguns estudiosos, ele fez em um trabalho de quinze anos, não é de
causar admiração que ele tenha escrito esse evangelho como um documento
mostrando quem era Jesus de Nazaré. Além de evangelizar os judeus por longos
quinze anos, Mateus preocupou-se em deixar um legado escriturístico. O fato dele
ter já desempenhado a sua missão evangelizadora entre eles talvez fosse o
suficiente. Todavia, o senso de responsabilidade para com aquelas almas o levou
mais além, isto é, levou-o a escrever o evangelho.
O evangelho de Mateus cumpre
vários propósitos simultaneamente, pois trata-se prioritariamente de um
registro histórico do ministério do Senhor Jesus e em suas linhas o autor
mostra que Jesus é o Rei e Messias prometido. Porém, a julgar o contexto em que
foi escrito, pode-se concluir que este evangelho foi escrito para não ficar
apenas na tradição oral, porque esta poderia sofrer alterações com o tempo e
adquirir versões corrompidas da pessoa do Senhor Jesus, ou versões do propósito
e de Seu trabalho profético e messiânico. Dessa maneira, o registro fiel e
concatenado dessas coisas contribuiria no sentido de impedir tais deturpações
até certo ponto, visto que não impediria o surgimento das versões irreais da
pessoa de Jesus. Vários anos se passaram até que Mateus resolveu escrever o seu
evangelho. A preocupação do escritor era apresentar o Senhor Jesus de acordo
com os fatos verdadeiros, pois com o tempo poderia surgir um fantástico e
lendário Jesus nos contos populares que não correspondesse com a realidade do
Mestre de Nazaré. O apóstolo Mateus não poderia ignorar a capacidade da mente
humana de deturpar os fatos e nem ignorar a capacidade de Satanás inspirar os
corações a fazerem isso. Isso é ilustrado com as muitas discussões quanto à
pessoa e natureza do Senhor Jesus Cristo na época dos pais da Igreja.
A Síntese de um Evangelho
Comentário Adicional
Pb. Bene Wanderley
Sabemos que o Evangelho segundo Mateus foi escrito para os
crentes judaicos, com a finalidade de mostrar que de fato Jesus era o Messias
esperado. Para isso, Mateus apóia-se nas
revelações, promessas e profecias do Antigo Testamento. É a Bíblia testificando
a própria Bíblia. Outro fato interessante neste Evangelho é o uso da genealogia, onde Mateus
faz a linhagem de Jesus retroceder até Abraão. O evangelista declara repetidas vezes que
Jesus é o "Filho de Davi" (1:1; 9:27; 12:23; 15:22; 20:30-31; 21:9-15;
22:41-45). em resumo, o Jesus dá história também é histórico. Este evangelho, porém não é exclusivamente judaico, sendo profícuo através dos seculos por todo o planeta . A data e o local
onde ele foi escrito são incertos. Mateus escreveu para prover seus leitores de
um relato da vida de Jesus por uma testemunha ocular, para assegurar aos seus
leitores que Jesus é o Filho de Deus.
Mateus apresenta Jesus como o cumprimento da esperança profética de
Israel. Neste Evangelho temos o célebre sermão do monte com suas famosas bem-aventuranças, e todo o contexto de uma visão clara sobre extensão e expansão do Reino de Deus.
Neste Evangelho, encontramos com detalhes o ministério de Jesus desde o seu nascimento até sua ressurreição. Temos no próprio livro o registro do encontro de Mateus com o "Mestre dos mestres", evento que mudou sua vida. De cobrador de impostos à discípulo de Jesus. Nele também conhecemos o homem chamado de precursor do Messias - "João Batista". Mateus nos dá informações preciosas da vida e mensagem desse grande homem de Deus. Os milagres de Jesus registrado neste livro possuem minuciosos detalhes que nos impressionam mesmo depois de repetidas leituras.
Neste Evangelho, encontramos com detalhes o ministério de Jesus desde o seu nascimento até sua ressurreição. Temos no próprio livro o registro do encontro de Mateus com o "Mestre dos mestres", evento que mudou sua vida. De cobrador de impostos à discípulo de Jesus. Nele também conhecemos o homem chamado de precursor do Messias - "João Batista". Mateus nos dá informações preciosas da vida e mensagem desse grande homem de Deus. Os milagres de Jesus registrado neste livro possuem minuciosos detalhes que nos impressionam mesmo depois de repetidas leituras.
Mateus tem uma vibrante conotação didática e ao mesmo tempo
linguagem simples que facilita nossa compreensão acerca do Reino de Deus. Vale lembrar
que ao estudarmos esse Evangelho, todos nós teremos um encontro com verdades
soterradas pelos cuidados da vida como nos mostra o próprio Mateus em seus
registros (Mateus 13 - parábola do
semeador). O Evangelho do Reino é de muita importância para nós que vivemos às vésperas do arrebatamento da igreja, pois também possui relevantes mensagens proféticas e escatológicas. . Então vamos apertar os cintos e prosseguir nessa nova aventura de
fé, crescimento e grandes descobertas.
Contexto histórico
inicial do Evangelho
Vimos o cuidado de Mateus quanto
a preservação dos fatos em torno da pessoa de Jesus. Mas, quem era Jesus e o
que pretendeu? Outrossim, o que se destaca mais no evangelho de Mateus em
relação a pessoa do Senhor Jesus? É o que veremos a seguir. O contexto
histórico apresentado por Mateus para a pessoa do senhor Jesus situa-se no
tempo de Herodes, o Grande (Mateus 2:1). Nessa época, a política de Israel
estava sob a sua responsabilidade, porém ele era rei vassalo de Roma, governada
pelo imperador César Augusto, cujo nome verdadeiro era Gaio Júlio Cesar
Otaviano. O Senhor Jesus nasceu num tempo chamado de pax romana (paz romana),
porém Paulo trata essa época como “a plenitude dos tempos Deus” Galatas 4:4). O
rei Herodes, o Grande, era um homem cruel, bárbaro e sanguinário. Jesus nasceu
num contexto histórico real. A partir da pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo, a
história universal foi mudada e reescrita, tendo como pano de fundo o vasto
Império Romano e um reino vassalo a Roma. Jesus Cristo apareceu num tempo
determinado por Deus, que é o ponto central de toda a história (Galatas 4:4).
Nascido em Belém, mas morando em
Nazaré, estava um jovem carpinteiro. Ele tinha vários irmãos e irmãs e vivia de
maneira comum a seus compatriotas, até que, de repente, ele se destaca de
todos. O moço da carpintaria desponta-se na região e em todo o Israel com uma
sabedoria e milagres jamais vistos. Então, quem é Ele de fato? Enquanto Marcos
procurou enfatizar o Jesus operador de milagres e Messias, Mateus em seu
evangelho vai ressaltar os ensinos do Mestre Nazaré. Ele apresenta Jesus como o
Messias da linhagem davídica que haveria de vir, o profeta maior do que Moisés.
O Evangelho de Marcos já circulava em diversos lugares, inclusive Roma.
Enquanto Marcos apresenta Jesus como o Messias e operador de milagres, Mateus
apresenta-o ressaltando os seus ensinos. É claro que há vários registros de
milagres em Mateus, mas o livro também ressalta a genealogia de Jesus, as abundantes citações
do Antigo Testamento e a maneira essencialmente pedagógica de seus ensinos, a
começar pelas bem-aventuranças. Enfim, nele Jesus é o Filho de Deus, o
verdadeiro Rei prometido.
O Reino dos Céus apresentado por
Mateus tem dois aspectos gerais: o presente e o futuro. No aspecto futuro,
descrito em Mateus 24, o seu propósito em mente ao narrar acontecimentos
futuros é falar sobre a segunda vinda de Jesus. No denominado “o sermão do
templo”, Mateus narra situações que já sucederam, como a queda do templo de
Jerusalém e outras que ainda sucederão. Porém, toda a mensagem é em si uma
advertência para que os discípulos estejam atentos, sempre em oração e vivendo
em constante cuidado. Cuidado esse para que não fossem enganados e também
cuidado consigo mesmos para que não se entregassem a todo o tipo de dissoluções.
O texto de Mateus 24 descreve fatos que já se cumpriram, alguns que estão se
cumprindo e outros que ainda se cumprirão. Por exemplo, os fatos ligados aos
falsos profetas e os falsos ensinos que se cumpriram, mas que continuam a se
cumprir até atingir uma escalada universal, concluída somente na volta do
Senhor Jesus Cristo. Merece ser especialmente esclarecido que todos os sinais
descritos no capítulo 24 de Mateus apenas criam o ambiente para a manifestação
do grande sinal, isto é a pregação do Evangelho até os confins do mundo (Mateus
24:14, 28.18-20). Então virá o fim.
Conclusão
O Reino dos céus é apresentado
por Mateus de forma surpreendentemente didática, convincente e com ampla
aceitação. Sem dúvida, trouxe um grande legado não só para a cristandade, mas
ao mundo inteiro onde o evangelho chegou.
A imagem que Mateus nos apresenta de Jesus é a de um homem que nasceu para
ser Rei. Sua intenção é mostrar o senhorio de Jesus Cristo e que, com toda
autenticidade, o Reino, o poder e a glória são dEle. Mateus entrelaça o Antigo
Testamento ao Novo, com a preocupação de revelar aos judeus: que em Jesus se
cumpriram todas as palavras do profeta, que Ele é o Rei por excelência e o
Messias de Seu povo. Para saber mais sobre as profundas verdades existentes em cada linha deste
evangelho, participe neste domingo, 03
de Julho de 2016, da Escola Bíblica Dominical.
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